Sporty Magazine official website | Members area : Register | Sign in

topads

SlideShow

slide

Category box 3

VICTORIA'S SECRET: Vegan Pink-Girls

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

As Angels já podem relaxar! Cuidar da saúde da pele e do corpo já não mais causará problemas ao meio-ambiente. A empresa de lingerie mais sexy do planeta - Victoria's Secret - acaba de lançar uma linha de cosmético 100% orgânico: a Pink Body.

Essa nova linha é resultado de uma pesquisa, em que centenas de Pink Girls apontaram quais são os aspectos mais importantes no seu estilo de vida. Os top-list citados foram: Orgânico e Eco-friendly.

Daí, não teve jeito. Para agradar suas clientes com consciência ambiental, foi desenvolvido uma linha de loções, perfumes e até um higienizador para mãos à base de ingredientes orgânicos e naturais, além de embalagens ecologicamente responsáveis. Segundo, a VP de Marketing da marca: " É tudo uma questão de parecer bem, sentir-se bem; e praticar o bem."

Yeah, yeah, yeah! Let's Go Greener Pink-Girls!

COMER & PRESERVAR: Low Carbon Eating

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Após tantos dias de samba e curtição, a Quarta-feira de cinzas marca o início do período de Quaresma. Para muitos, é a oportunidade perfeita para desintoxicar o organismo, a alma e quem sabe até adquirir hábitos mais saudáveis em benefício do planeta.

Pensando nisso, o Blog(green) da Vinivi selecionou algumas dicas para uma alimentação mais saudável para o corpo, mente e para o meio-ambiente:

1. Reduzir o consumo de carnes vermelhas. Pois como se sabe, os animais emitem metano - gás responsável pelo aquecimento do planeta - e também devido a criação extensiva de gado ocupar enormes áreas de florestas.

2. Substituir a carne vermelha e lacticíneos por frango, peixes e ovos uma vez por semana equivale dirigir 1.223 km a menos por ano.

3. Abuse das frutas e vegetais da estação. Compre localmente sempre que possível; e quando não, lembre-se: Produtos transportados por navios são menos poluentes do que produtos transportados por veículos rodoviários e aéreos.

4. Prefira os produtos orgânicos. Solos mais saudáveis são capazes de absorver e estocar muito mais CO2 do que solos tratados quimicamente.

5. Cuide do seu lixo. Evite desperdícios, cozinhando apenas o que for consumir.

Alegorias & Adereços: NOTA 10!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


O reaproveitamento de materiais de um carnaval para outro nunca foi novidade. Todavia, esse ano, algumas escolas deram um passo a frente. É o caso da Mangueira e do Império Serrano que se uniram e realizaram o escambo, isto é, a troca de materiais entre uma agremiação e outra.

Longe do clima competitivo, as escolas superaram a crise financeira, economizaram recursos e ainda fizeram bem ao meio ambiente. Outra mudança observada foi a entrada definitiva da tecnologia durante o processo de criação. Papel e lápis saem de cena e cedem lugar às plataformas digitais. Ou seja, tudo passa a ser desenhado diretamente na tela do computador.

E para quem vai acompanhar os desfiles: Fique Ligado! O 4º carro da Império Serrano, Mar de Ogunté, foi feito a partir de 5 mil garrafas PET; enquanto na Beija Flor, as garrafas dão vida a coqueiros e palmeiras, na alegoria que representa a chegada dos europeus ao Brasil.

p.s: O Blog(green) entra num breve recesso de carnaval. Voltamos dia 26/03.

Até lá: keep grenner!

Bonne Follie!

AMAZÔNIA RECRIADA

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O artista plástico alemão Yadegar Asisi inaugura na cidade de Berlim em 28 de março de 2009 o maior painel do mundo da floresta Amazônia: formado por 30 mil fotografias, com altura de um prédio de 10 andares e panorama em 360 graus.

Para o artista, o painel 'Amazonien' não tem nenhum significado ambientalista; apenas, estético. Porém, fato é: ele surge exatamente no momento em que a ONU, através do Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, divulga um relatório onde se comprova que a biodiversidade da floresta está se transformando em cinzas.

E como a alma de todo artista é recheada de previsões, esse painel pode vir a ser, dentro de alguns anos, caso nossos hábitos não mudem, uma das poucas referências dessa floresta para as próximas gerações.

Too bad!

BOX HOME: CONTAINERS SUSTENTÁVEIS

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Uma empresa de arquitetura de Seattle, EUA apresentou um protótipo para uma casa sustentável: É o Inhabit Mutifamily Project.

Em parceria com outra empresa especializada em transformar containers em espaços habitáveis, o projeto é direcionado aos trabalhadores urbanos que preferem estar mais próximo do local de trabalho e por isso não se importam em morar em espaços menores.

O finest-touch fica por conta da qualidade dos materias empregados no acabamento das casas. Tanto que o visitante quase esquece de que se trata de um container. E os responsáveis pelo projeto ainda prometem mais: Dentro em breve, todos os módulos serão certificados pelo LEEDS -dos green buildings.

Para os jogos olímpicos de inverno de 2010 em Vancouver, os atletas serão os primeiros a experimentar dessa novidade.

CELULAR SOLAR

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


O lançamento mais aguardado durante o Mobile World Congress 2009, evento de telecomunicações que acontece em Barcelona, sem dúvida, foi o protótipo do celular Blue Earth, da Samsung.

O aparelho é alimentado por energia solar, através de um painel localizado em sua parte traseira. Ele é produzido por garrafas de plástico, não apresenta substâncias tóxicas em sua composição e seus usuários contam com o software Eco-Walk: que informa a redução de emissões de CO2 através do cálculo dos nossos percursos a pé.

Para o Vice Presidente da Samsung, Mr. JK Skin: esse é apenas mais um pequeno passo na direção dos planos sustentáveis dessa empresa de telefonia koreana.


A TEMPERATURA VAI SUBIR!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Divisão de Monitoramento Global da NOAA - agência de oceanos e atmosfera dos Estados Unidos - divulgou o resultado de um estudo sobre os gases-estufa e as expectativas não são muito animadoras.

A concentração de dióxiodo de carbono (CO2) na atmosfera da Terra aumentou 2,28 partes por milhão em 2008. É a taxa mais alta dos últimos 650 mil anos. Esse aumento fortalece a teoria de que a concentração desse gás - o maior contribuidor do aquecimento global - pode chegar a níveis desastrosos.

É preciso retornar a concentrações abaixo de 350 ppm - onde estavam na década de 80 - para evitar as piores consequências das mudanças climáticas, alertam os pesquisadores .

IMPERDÍVEL! 20 Anos sem Chico Mendes

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


O programinha light para o final de semana é a Exposição: 20 Anos sem Chico Mendes que acontece desde 3ªfeira (10/02) no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, RJ.

A exposição homenageia a história e os pensamentos desse seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua luta pela preservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia, o tornou internacionalmente reconhecido; e também foi responsável pelo seu assassinato em 1988.

Chico Mendes defendia a União dos Povos da Floresta que integrava seringueiros, castanheiros, indígenas e outras minorias em função da criação de reservas extrativista naquela região. As reservas preservariam a floresta, áreas indígenas, além de servirem como instrumentos de reforma agrária; porém isso foi contra o interesse de fazendeiros e políticos.

A mostra tenta recriar essa trajetória de luta, através da exibição de documentários, palestras e uma peça teatral infantil.

O endereço do Museu é: Rua Jardim Botânico, 1008. Funciona de 3ª a domingo, de 10hs às 17hs e vai até 15 de março. A entrada é franca.

...and the Green Oscar goes to....(Berlinale:International Film Festival)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que termina dia 15/02/2009, premiou o astro de Hollywood Leonardo DiCaprio pelas suas iniciativas - dentro e fora das telas - em prol da consciência ecológica.

O prêmio tem por objetivo oferecer uma plataforma a ativistas ambientais e a artistas envolvidos em defender e fortalecer a causa ecológica. Junto com o Berlinale Green, o ator recebeu também a quantia de $ 250.000 para ser utilizado na construção de uma Instituição ambiental ou, ainda, na produção de um filme 'verde'.

A premiação aconteceu dentro do baile de gala Cinema for Peace, contou com a presença do ex-Presidente soviético Mikhail Gorbachev e marca o ínicio de uma parceria entre DiCaprio e a Cinema for Peace Foundation.

POLE POSITION: RANKING ECOLÓGICO

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


Você sabia que o Brasil possui um Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve - desde 1986? E que devido a crise econômica, a 5ª fase do programa, com regras mais rígidas, foi colocada na gaveta?

Pois é, quase ninguém sabia. O Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão responsável pela implantação do Proconve, alerta que é necessário aperfeiçoar o sistema de padronização de dados, para que enfim o Brasil possa contar com um ranking que mostre quais os carros poluem menos, como já acontece nos EUA e Europa.

Por enquanto, o cidadão brasileiro com consciência ecológica que for escolher seu carro novo saberá apenas quanto ele consome. As etiquetas que indicam o consumo médio deverão estar em todos os veículos novos a partir de abril. E vale lembrar: quanto mais o carro bebe, mais ele lança CO2 na atmosfera.

Os gases emitidos e suas medidas de acordo com as novas regras - Proconve 5:

Hidrocarbonetos - máximo 0,05g/km
Óxidos de Nitrogênio - máximo 0,12g/km
Aldeídos - máximo 0,02g/km
Monóxido de Carbono - máximo 2g/km

QUANTO VALE A AMAZÔNIA?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O desmatamento da floresta Amazônia, principal emissor de CO2 na atmosfera brasileira, ganhou um estudo encomendado pela ONG WWF ao Instituto Copérnico, da Universidade de Utrecht, na Holanda.

O objetivo desse material é demonstrar através de cálculos que vale muito mais manter a floresta em pé do que derrubá-la. O montante que varia de R$ 113 a R$ 226 por hectare representa o ganho obtido quando a floresta é deixada intacta. Esse valor foi determinado pelo próprio mercado que estabeleceu entre US$ 5 e US$ 15 - algo em torno de R$ 30,00 - por tonelada de carbono neutralizada. Cada árvore -dependendo do seu tipo - é capaz de neutralizar em média 80 a 200 toneladas de CO2 por hectare.

O mercado de carbono ainda não aceita a floresta em pé como valor negociável para redução de emissões, porém para nova rodada de negociações pós-Kyoto que acontecerá em 2012 tudo indica que esses valores serão aceitos. O que será de extrema importância para o Brasil, pois considerando os 219 milhões de hectares e os chamados serviços florestais (produtos que dependem da floresta como o café, o ecoturismo e a recreação) prestados pela Amazônia, o país pode vir a faturar R$ 50 bi por ano.

A esperança é que esses resultados possam convencer os proprietários de terras naquela região que é muito mais lucrativo manter a floresta do que destruí-la com a exploração de atividades como a pecuária e a soja.

ALERTA!LIXO

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


A desaceleração global bateu forte no setor da reciclagem. A indústria que até meados de 2008 festejava as boas perspectivas; atualmente, incorporou uma redução de até 80% nos rendimentos das classes e já demitiu 1.500 trabalhadores, podendo esse número aumentar, caso a crise se extenda por mais tempo.

O desaquecimento industrial provocou uma redução nos pedidos e consequentemente na aquisição de materiais, que observaram seus preços despencarem. Alguns catadores nem recolhem mais os recicláveis, enquanto muitas cooperativas pequenas fecharam suas portas. E até as cooperativas de catadores que possuem convênios com empresas e patrocínios de grandes companhias que doam seus resíduos estão vivendo uma situação difícil.

O alerta geral fica por conta do aumento de lixo nas ruas. Pois com a ausência dos catadores, a Comlurb, que cuida da coleta e da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, vem tendo mais trabalho. Antes a empresa recolhia 600 toneladas mensais, agora, ela recolhe 900 ton/mês.

Então: Atenção! A coleta seletiva por parte de cada indivíduo é essencial para a preservação do meio ambiente e para manutenção da economia dos catadores de lixo que já estão mais do que espremidos na base da pirâmide social.



TOK VERDE

domingo, 8 de fevereiro de 2009

As donas de casa já podem aderir ao movimento verde com um certo estilo. A rede de lojas Tok&Stok lançou, no final de 2008, uma linha de produtos feitos 100% de material reciclado.

São aventais, luvas e sacolas para compras, todos feitos à partir de algodão reciclado, plástico PET e lona. Esse projeto é feito em parceria com cooperativas de catadores de lixo e transformadores da matéria-prima PET, além de contar com uma estampa estilizada que remete às garrafas de plástico.

A linha Lonapet é comercializada sem embalagens para evitar o descarte desnecessário. E para brindar esses novos hábitos de consumo, a loja vende também uma linha de copos e outros acessórios domésticos produzidos artesanalmente com vidro reciclado.

Um luxo! Vale a pena conferir.

No Embalo do Verde: É Carnaval!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

O aquecimento global não vai ser ignorado durante o carnaval. O bloco Me Esquece que desfila amanhã (08/02/2009) no Leblon, RJ vai neutralizar suas emissões de gás carbônico.

A agremiação contratou uma empresa para calcular a quantidade de carbono que será emitida na atmosfera em razão do desfile. O cálculo levará em conta o consumo de combustível do carro de som, do gerador a diesel da aparelhagem e do deslocamento dos foliões . Com base nesses dados, o bloco pagará uma taxa para o plantio de árvores em quantidade suficiente para neutralizar a emissão dos gases, em área a ser escolhida.

Isso é exemplo de mais uma prática consciente. No entanto, a base para cálculo ainda deixa dúvidas: já que não define como será medida a quantidade de carbono emitida pelos foliões durante o desfile e, por talvez, não levar em conta (ainda!) o bloco de mijões que emporcalham a cidade nesse período. A iniciativa é válida: agora é esperar o samba rolar na avenida para se divertir!

ÁREA VERDE (Semana de Moda de Berlin, Primavera Verão 2009)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009



Teve destaque a Green Area no Berlin Fashion Week que terminou na última segunda-feira (01/02/2009). O 'Verde' está tão na moda que foi criada uma empresa para cuidar somente da comunicação das empresas social e ambientalmente responsáveis.

Cada vez mais marcas de moda preocupam-se em adotar modos de produção mais sustentáveis. E cada vez mais e mais, elas se preocupam em comunicar aos seus clientes a origem de seus materiais e tecnologias limpas. Esse é o caso da Kuyichi, Ciel, DAA (DesignersAgainstAids para quem o brasileiríssimo Herchcovitch junto com Joachim Correl criou o perfume Urban Tropicalia, da série Six Scents), Article 23, Edun - a marca preferida do Bono Vox e sua esposa Ali Hewson.

Essas marcas são especialistas em moda ética: são adeptas dos tecidos e materiais orgânicos, defendem o trabalho-justo e o desenvolvimento humano. A concorrência é grande, mas a tendência é que o 'Verde' na moda se torne algo usual.

GREEN SERVICIZING BUSINESSES

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Muito se ouve falar sobre produzir e consumir de maneira mais consciente. São tantas as informações que muitas vezes até nos perdemos no meio delas. Mas um novo modelo de negócios em tempos de sustentabilidade vem surgindo: é o Green Servicizing!

De acordo com esse modelo, que tem como pioneiros Japão, Estados Unidos e alguns países da Europa: está havendo uma mudança nos papéis desempenhados pelas empresas. A venda de produtos - antes tida como atividade principal - está sendo substituída pela provisão de serviços. Ou seja, o foco não é mais o produto em si, e sim, aquilo que ele pode oferecer.

O benefício ambiental fica por conta da redução de recursos e energia durante a produção, distribuição e consumo; e também, na redução da quantidade de material descartado no pós-consumo. Abaixo, alguns exemplos de como essa gestão funciona:

1. Aluguel, leasing e Pay-per-Use de copiadoras, máquinas-de-café e outros.
2. Assistência avançada para prolongar a vida útil dos equipamentos, incluindo upgrades.
3. Tratamento de resíduos e Reciclagem sob contratos.
4. Car-sharing.

Essa última está sendo até estimulada pelo governo japonês que já adotou novas medidas e regulamentos para um transporte público mais eco-friendly.

Como será o Brasil em 2050? Prêmio Ecogerma 2009

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Ecogerma 2009, feira e congressos de negócios e produtos sustentáveis que acontece em São Paulo de 12 à 15 de março de 2009 vai premiar a criatividade dos jovens brasileiros.

Alunos de escolas e universidades do país têm até o dia 20 de fevereiro para se inscrever no Prêmio Ecogerma 2009 respondendo à pergunta “Como será o mundo em 2050?”

Podem concorrer alunos do ensino fundamental, médio e universitário, que desenvolverão trabalhos a partir de um dos seguintes temas: energia, agricultura, infra-estrutura, tecnologias, bens de consumo ou indústria, englobando questões sociais ou ambientais.

A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site http://www.ecogerma.com.br/. A iniciativa é da Câmara Brasil-Alemanha e do Centro de Competência Mercosul para Responsabilidade Social Empresarial (CSR), com apoio do Instituto Goethe.

LIXO = COMBUSTÍVEL

Estima-se que cada cidadão brasileiro produz diariamente 1,25 quilo de resíduos; e do total acumulado, 76% é descartado incorretamente, isto é, a céu aberto nos aterros das cidades.


Um projeto pioneiro desenvolvido em Cantagalo, na Região Serrana do Rio, aponta uma solução possível: num acordo com a prefeitura, parte do lixo urbano está sendo usado como combustível na fábrica de cimento Lafarge. É um processo chamado de coprocessamento: o lixo coletado é levado para a usina, onde tudo que possa ser reciclado é separado. Após a seleção, o que resta passa por um período de compostagem por 90 dias; e o que não é decomposto segue para a fábrica onde será queimado a dois mil graus para servir de combustível, no lugar do coque de petróleo.


O programa começou no início de janeiro de 2008 e já recebe 2,5% das 40 toneladas de lixo produzidas semanalmente pela região. O objetivo é zerar o envio de resíduos ao aterro, igualando-se às fábricas Lafarge na Europa e Estados Unidos, onde 98% da demanda de energia oriunda do petróleo são substituídas por resíduos.

LIXO = BÔNUS

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009


A iniciativa foi da distribuidora de energia Coelce, no Ceará. De tão bom, o projeto foi premiado com o World Business and Development Awards, da ONU. E em março do ano passado, a distribuidora de energia Ampla que atende 73% do território do Estado do Rio de Janeiro, incluindo Niterói, Itaboraí e Região dos Lagos lançou, nos mesmos moldes, o ECOAMPLA.

A ideia é simples: troque o seu lixo reciclável por descontos na conta de luz. É possível inclusive zerar o débito de energia do mês, já que não há limites para troca. Quanto mais lixo recolhido, melhor! Basta preencher um cadastro em postos da distribuidora, separar seletivamente o lixo e entregar nos pontos de coleta, onde serão pesados e contabilizados.

Tomara que essa moda pegue!


ABRA OS OLHOS

domingo, 1 de fevereiro de 2009



No rastro do aquecimento global surgem inúmeros outros problemas como o acentuamento da pobreza e o alastramento de doenças. A miopia tem aumentado consideravelmente em todo o mundo revelam pesquisas.

No Brasil, a dificuldade de enxergar longe atinge até 30% da população, segundo estimativas do Conselho Brasileiro de Oftamologia (CBO). Em recente pesquisa, o brasileiro passa em média de 8 a 10 horas na frente do computador. E a postura incorreta, principalmente das crianças, em relação a tela acentua essa distorção.

Para evitar dores de cabeça e visão dupla - possíveis sintomas -, oftamologistas recomendam descansar após cada hora em frente ao computador, manter a postura correta e desenvolver atividades ao ar livre, pois olhar objetos a longa distância durante horas bloqueia a progressão da doença.



Categories