Sporty Magazine official website | Members area : Register | Sign in

topads

SlideShow

slide

Category box 3

Telecommuting: Office Pod

terça-feira, 31 de março de 2009


Empresas inovadoras cada vez mais têm permitido seus funcionários a trabalharem em casa. O Telecommuting não é uma novidade, pois há anos contratos como esse existem no mundo empresarial. É o caso de vendedores e representantes comerciais que atuam em locais diferentes do escritório/sede da empresa. Porém, atualmente, muitas outras funções estão sendo beneficiadas com essa nova relação.

Em Londres, uma empresa de arquitetura lançou na última sexta-feira(27/03) um escritório portátil, que pode ser montado em qualquer lugar do seu quintal. A estrutura de 2,1m x 2,1 é feita de materiais reciclados/recicláveis e naturais, possui alta eficiência energética e um sistema especial de refrigeração.

O sistema evita o deslocamento do empregado de casa até o trabalho e ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes em até 67%. Os idealizadores garantem que esse é mesmo um bom negócio. Pelas suas contas, manter um funcionário na empresa custa cerca de 9 mil pounds por ano – quatro mil a mais do que o valor pago pelo aluguel anual do Office móvel.

Alguém interessado???

EcoRun: para quem tem disposição.

segunda-feira, 30 de março de 2009


Já imaginou fazer bem a sua saúde e ainda ajudar na preservação do planeta? Pois é, você pode. Pelo terceiro ano consecutivo, o circuito Eco Run contribui na divulgação dos ideais do desenvolvimento sustentável no esporte.

As provas de rua com trajetos de 5 km e 10 km passam dessa vez por cinco capitais (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Salvador), e contam novamente com muito verde e intervenções planejadas para causar o mínimo de impacto e inspirar práticas social e ambientalmente responsáveis.

Medidas como inscrições online (para evitar o uso de papéis nos formulários); uso de energias alternativas, como a solar e o bicombustível, para fornecer eletricidade ao evento; distribuição de kits-ecológicos, com camisas feitas de algodão orgânico, copos de água biodegradáveis e lanches também orgânicos, são adotadas nesse tipo de competição.

As inscrições já estão abertas. No Rio de Janeiro a corrida será realizada no Parque do Flamengo, no dia 03 de maio de 2009. Informações no site: http://o2porminuto.uol.com.br/ecorun/

Para não perder a HORA: 28 de março, 20:30hs

sexta-feira, 27 de março de 2009


E aí, já sabe o que fazer quando a hora de apagar as luzes chegar? Não esqueça, amanhã (28/03) será realizado o ato simbólico de apagar as luzes na luta contra o aquecimento global, de 20:30hs às 21:30hs.

Cidades como Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Porto Alegre também aderiram ao movimento criado pela rede WWF. No Rio de Janeiro, terão suas luzes apagadas, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo, a orla de Copacabana e o Castelinho da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos.

Muitas atividades serão realizadas nesse intervalo de tempo. Em Oslo, na Noruega, voluntários vão pedalar para gerar energia e acender algumas lâmpadas; em Atenas, percurssionistas se reunirão para tocar sob a regência de um maestro. E por aqui, vocês é que vão ter que me dizer....

Boa Hora e ajude a preservar o planeta!

Desafio GeoTurismo

quinta-feira, 26 de março de 2009



A comunidade global para inovação Changemakers, em parceria com a The National Geographic Society, convocou toda a sociedade para pensar em formas de promover o turismo sustentável; aquele que preserva o meio ambiente local, sua gente, cultura, história e arquitetura.

O Desafio em GeoTurismo está em sua segunda edição e esse ano traz como tema Comunidade, Cultura e Natureza. O objetivo é incentivar a proteção de lugares onde história, cultura e natureza convivem em harmonia. Para isso, ele irá identificar pessoas que desenvolvem práticas inovadoras, que preservem a qualidade de destinos turísticos e promovam o Geoturismo. As três melhores idéias serão premiadas com US$ 5 mil.

Mas a novidade da segunda edição do Desafio Geoturismo é apresentada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele irá co-financiar organizações sociais e micro-empresas da região da América Latina e Caribe que desenvolvem atividades de Turismo Sustentável e Geoturismo, no valor de US$10 milhões.

As inscrições já estão abertas e vão até 20 de maio. O resultado será divulgado no dia 09 de setembro. Para mais informações acesse: http://www.changemakers.net/en-us/node/16599

Dê a mão para o futuro: Colabore com a Reciclagem

quarta-feira, 25 de março de 2009


O Governo do Rio de Janeiro vai implantar no estado o projeto Dê a Mão para o Futuro – Colabore com a Reciclagem e Ajude a Gerar Trabalho e Renda, que já vem sendo desenvolvido em seis municípios de Santa Catarina.

Trata-se do resultado de um convênio entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, a Associação das Indústrias de Produtos de Limpeza e o governo do estado que tem o objetivo de criar uma solução técnica para o descarte de embalgens (pós-consumo), mas que também zele pelo ambiente e pelo social. O projeto conta ainda com o apoio do Banco do Brasil, responsável pelo financiamento das máquinas para as cooperativas e associações de catadores; e também, da prefeitura que manterá a infra-estrutura adequada para as instalações.

Espera-se que a população também faça sua parte. Pois sem isso, nada acontece.

De olho nela II: Ideli Salvatti

terça-feira, 24 de março de 2009


Devido ao nosso interesse e comprometimento com as questões ambientais, a assessoria da senadora Ideli Salvatti divulgou uma lista com as últimas empreitadas da nova presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas quando ela ainda era presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral.

Em carta-resposta à Revista Época, a senadora se disse injustiçada com as dúvidas levantadas sobre sua nova posição. Fato é que quase todos os projetos apresentados pela senadora, voltados para a indústria do carvão, só servem para beneficiar as elites que exploram essa atividade. Entre eles, destacam-se:

1. Criação do Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) em Santa Catarina, um projeto que prevê o desenvolvimento de tecnologias limpas para uso do Carvão Mineral;

2. A Frente também viabilizou recursos às pesquisas da Petrobras para a obtenção de óleo diesel praticamente sem emissão de enxofre para uso em ônibus e caminhões, a partir do carvão mineral. Conforme levantamento da Petrobras, se for reunida toda a produção de carvão mineral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, seria possível produzir 300 mil barris de óleo diesel/dia, com enxofre zero, o equivalente a 30% do consumo brasileiro.

Aguardamos com todo respeito as próximas iniciativas da senadora, no entanto esperamos projetos que tratem de tecnologias realmente limpas e, não 'curativos ambientais' como esses projetos acima listados parecem ser.

22 de Março: o Dia Internacional da H2O

segunda-feira, 23 de março de 2009

Há 16 anos, a ONU designou 22 de março o dia internacional da água. Esse material tão vital para o planeta, antes considerado inesgotável, hoje é tratado como artigo de luxo já em muitos lugares.

Apenas 3% da água da Terra é potável, os outros 97% de tão salgados são classificados imprórios para uso. E num universo tão pequeno, existe uma má distribuição natural dos recursos hídricos: tendo regiões com poucos mananciais, como alguns países da Africa, e outros com grande potencial, como o Brasil.

Mas o que fazemos? Destruimos. O legado de nossa Era Industrial e Capitalista é catastrófico. Apesar de todo avanço (que foi muito bom!), mais de 20% da população mundial ainda não tem acesso à água potável e à redes de saneamento básico; e nossos hábitos de produção e de consumo já se apresentam insustentáveis em muitos áreas. Caberá a cada indivíduo se conscientizar dessa importante realidade.

Obamas: Gardening at White House

sexta-feira, 20 de março de 2009


Depois de receber um convite para integrar o movimento Slow-Food, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, já decidiu: A Casa Branca vai ganhar um jardim-horta.

Segundo assessores, o jardim será construido na área sul da propriedade, onde antes ficava um estacionamento. Para os vegetarianos de plantão, essa foi uma ótima notícia; pois há anos já circulam pelos Estados Unidos petições, tais como Eat the View e White House Organic Farm Project, que tentam convencer as famílias presidenciais a cultivar um jardim.

Essa é apenas uma pequena parte da campanha pela Boa Nutrição que será defendia pela Primeira-Dama. Junto com o Chef oficial da Casa Branca, Chris Comerford, Michelle pretende espalhar aos quatro cantos do país, como é bom saborear produtos frescos.

Para o público em geral, a iniciativa agradou muito. Porque em época de crise, muitas pessoas estão optando por cultivar sua própria horta no intuito de reduzir despesas com alimentação; e nada melhor do que ter a primeira-família norte-americana como inspiração.

Yes, we can!

De olho nela: Ideli Salvatti!

quinta-feira, 19 de março de 2009


A senadora, do PT de Santa Cantarina, Ideli Salvatti é a nova presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. O objetivo da Comissão é monitorar e fiscalizar as ações implementadas no Brasil para amenizar os impactos do aquecimento global.

No entanto, a senadora também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral; e como se sabe, a crise climática é provocada pela emissão de gases poluentes derivados principalmente da queima de combustíveis fósseis, sendo o carvão mineral justamente o que mais polui.

Alguns ambientalistas já questionam se ela é a pessoa mais adequada para ajudar o Brasil a pensar em soluções para o aquecimento global; pois, o principal objetivo da Frente em que a senadora atua é estimular o uso do carvão entre as fontes de energia do país, o que vai na contramão de tudo o que está sendo feito e planejado no resto do mundo para enfrentar as mudanças climáticas.

Não temos a menor vocação para ser o BBB, mas pode acreditar: Estamos de olho em você, Sra. senadora Ideli!

Tech Green Project: Biosphere Home Farming

quarta-feira, 18 de março de 2009


A Philips apresentou na última semana um protótipo que promete revolucionar a reciclagem de resíduos domésticos. É o Biosphere Home Farming.

A engenhoca é uma estrutura que acondiciona, sobre um mesmo teto, peixes, vegetais e algas. Como em um ecossistema interdependente e fechado, o Biosphere transforma todo o lixo doméstico em comida e gás de cozinha, enquanto filtra a água. Ele promete ainda, num curto espaço de tempo, nos ajudar a reaproveitar nossos resíduos de maneira mais refinada, além de suprir com centenas de calorias a dieta nutricional de uma família através dos peixes e vegetais, nele criados.

O funcionamento é simples: uma cadeia alimenta a outra. O metano liberado pelos resíduos produz calor e gás para lâmpadas; similarmente, as algas produzem hidrogênio e as raízes-vegetais, o oxigênio que alimentarão os peixes; enquanto o CO2 é absorvido pelas plantas.

É esperar para ver!

Desinfecção Solar da H2O: Tecnologia Social

terça-feira, 17 de março de 2009


O SODIS é um processo de desinfecção solar da água a nivel caseiro.Esse método melhora a qualidade microbiológica da água, usando a radiação solar UV-A e a temperatura para inativar agentes patogênicos causadores de diarréia.

O projeto já se encontra em fase experimental em diversos países da África, Sudeste Asiático e América Central, além de Peru, Equador, Bolívia e Brasil - implantado na comunidade de Prainha do Canto Verde, Fortaleza (CE). Respeitando limites de turvação da água, basta expor ao sol, sobre um pano escuro ou no telhado, durante 6 horas, garrafas PET transparentes cheias de água; depois, deixe esfriar e está pronto para beber.

É um método simples de baixo custo para desinfecção de água, no nível doméstico, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte da rede internacional de projetos da própia organização para promover o tratatamento da água e seu armazenamento correto e seguro em regiões carentes.

15 de Março: o Dia do Consumidor

segunda-feira, 16 de março de 2009

Essa é mais uma segunda-feira de homenagens. Ontem - 15/03 - foi o Dia do Consumidor. Em época de crise financeira e aquecimento global, nunca foi tão urgente discutir e rever nossas práticas de consumo.

A questão filosófica sobre o consumo foi levantada inicialmente pelo professor americano, formado em Harvard, Henry D. Thoreau em 1854, quando a sociedade capitalista ainda se construía. Ele afirmou categoricamente que "a maioria dos luxos e muitos dos chamados confortos da vida não só são dispensáveis como constituem obstáculos à elevação da humanidade". Em sua obra clássica - Walden - o pensador previu exatamente o que estamos vivendo hoje: o ápice e a decadência da sociedade de consumo.

Por isso: Atenção na hora de consumir! Compre aquilo que seja realmente necessário e opte por empresas que produzam de acordo com as normas de respeito à natureza e lembre-se: Consumo não é sinônimo de Felicidade.

CONSUMO CONSCIENTE
É consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem estar e não fim em si mesmo.
É consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem estar da sociedade e do meio ambiente.
É consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações.

be Aware!

Greener Celebrities: Hot News!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cada vez mais e mais celebridades adotam o Grenner Lifestyle. E parece que toda onda de protestos têm causado algum efeito. Vejam vocês:

O rapper Kanye West - eleito pelo PETA uma das celebridades mais mal-vestidas de 2009 e que já foi assunto do Blog(green) - resolveu se redimir. No último dia 09, em Paris, durante o desfile da greener-designer Stella McCartney, o astro da música anunciou o lançamento de uma linha de roupas - Past Tell - livre do uso de peles de animais.

Em outro espaço no mesmo desfile, a Fashion-Editrix da Vogue America Anne Wintour, há muito tempo considerada pelo PETA a encarnação da personagem Cruela dos estúdios Disney, foi vista conversando com representantes da organização. Sobre o quê? Infelizmente ainda não sabemos, mas tudo indica que a grande-dama se rendeu aos apelos ambientais.

Outra notícia que muito nos agradou, foi a iniciativa da cantora islandesa Björk de criar um fundo para financiar a educação ambiental em sua terra natal. O envolvimento da cantora em causas sociais/ambientais não é nenhuma novidade, mas quando um artista passa do discurso à ação, se faz merecedor de congratulações.

Keep on rocking the good stuff, people!

Good Bye, Amazônia.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O destino de um dos principais sorvedouros de CO2 do planeta - a Floresta Amazônica - parece já estar traçado. Mesmo que o governo brasileiro controle o desmatamento e o mundo consiga reduzir suas emissões de carbono, ela pode sofrer perdas de até 40% de sua área até 2100. E num cenário mais catastrófico, a destruição pode chegar até 85%.

É o que divulgou o trabalho de estudiosos do centro britânico de pesquisas climáticas Hadley Center, durante uma Conferência sobre o Clima em Copenhague, na Dinamarca. A Floresta sofrerá com a perda de biodiversidade e terá reduzida sua capacidade de absorver CO2, agravando ainda mais o aquecimento global. Isso tudo devido ao processo chamado inércia da floresta, fenômeno que faz com que os impactos demorem muito tempo para atingir todo o seu potencial dentro do ecossistema.

Os cientistas ainda alertam que um aumento de até 2 graus das temperaturas mundiais não causaria tanto impacto na Floresta; porém, atualmente, as temperaturas estão em torno de 0,75 graus Celsius mais elevadas em relação aos níveis pré-industriais; e emissões recentes de CO2 já garantem uma elevação concreta de 1,3 graus.

A catástrofe ainda pode ser reduzida, só depende de nossa capacidade de transformação.

Príncipe Charles e os Embaixadores do Clima

quarta-feira, 11 de março de 2009

O Príncipe Charles e sua esposa Camilla chegam hoje ao Brasil. A visita oficial será de 4 dias, começando por Brasília - onde serão recepcionados pelo Presidente Lula - passando pelo Rio de Janeiro, Manaus e Santarém.

O objetivo da visita é especialmente ambiental, Charles tentará convencer os jovens e a classe empresarial brasileira a se envolverem com mais vigor: no combate à mudança climática, alertando que temos apenas 100 meses para salvar o mundo; e, na defesa de práticas para um desenvolvimento sustentável, principalmente no momento em que a crise atinge todo o globo.

No Rio de Janeiro, o príncipe britânico e sua esposa visitarão um projeto social em uma favela e o Jardim Botânico, onde presidirão uma recepção com especialistas em meio ambiente, se encontrarão com a comunidade britânica da cidade e com um grupo de jovens representantes do projeto Embaixadores do Clima, que busca implementar ações construtivas para a luta contra a mudança climática através das escolas.

A visita seguirá por Manaus e Santarém, onde o casal terá contato com os problemas e riscos da Amazônia e farão uma visita à comunidade indígena de Maguari, cuja economia é baseada na utilização sustentável dos recursos da floresta.

God saves the Queen! (...e sua família também!)

Lixo Eletrônico = Ouro

terça-feira, 10 de março de 2009


Sabe o que fazer com aquele seu celular ultrapassado? E com aquele PC que já não funciona? As refinarias de metais preciosos: a alemã Norddeutsche Affinerie e a belga Umicore sabem.

As empresas que operam na Europa estão transformando lixo eletrônico em ouro. A alemã recupera 3,5 toneladas do metal precioso, o equivalente a US$ 110 milhões; enquanto a belga, 6 toneladas ao ano. A captação é apoiada nas campanhas de reciclagem da Royal Philips Eletronics - maior fabricantes de TV da Europa, e da Nokia Oyj, gigante mundial dos celulares.

Cada celular ou computador pode conter em seus circuitos até meia grama. E num país que descarta 24 milhões de telefones celulares por ano - caso da Alemanha, as refinarias operam com força total, forjando as barras de ouro a partir das carcaças.

E vem mais novidades na área. A Philips estará investindo até 2012 $ 1 bilhão de euros em design de produtos de reciclagem mais fácil.

8 de Março: o Dia Internacional da Mulher

segunda-feira, 9 de março de 2009



O dia foi celebrado ontem ao redor de vários países do mundo. E não seria justo deixar de prestar uma homenagem à todas as mulheres que tantas conquistas alcançaram ao longo da história. Pensando no bem-estar e na sustentabilidade, destacamos algumas dicas alimentares para os dias que antecedem aquele período irritadiço por quais elas passam todo mês: a TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Uma linha de pesquisadores acredita que os sintomas da TPM (dores nas mamas, inchaço, aumento do apetite e ansiedade) nada mais são que indicadores de um desequilíbrio orgânico. Em outras palavras: o corpo está mandando sinais de que estão faltando nutrientes. Assim, uma dieta balanceada pode atenuar os dias nervosos. Então, tome nota:

- Óleo de girassol, nozes, castanhas e gérmen de trigo são ricos em vitamina E, um potente antioxidante, que ajuda a regular a produção de neurotransmissores e, conseqüentemente, a diminuir a irritação, ansiedade e a dor nos seios.
- Feijões, principalmente a soja, são boas fontes de vitaminas do complexo B, importantes na metabolização e eliminação de toxinas, aliviando os sintomas da TPM.
- Cereais integrais, principalmente a aveia, e as oleaginosas, por serem fontes de magnésio, auxiliam no combate à retenção de líquidos. É importante reduzir o consumo de sal e beber muito líquido, principalmente água.
- Semente de gergelim e couve são ricos em cálcio, mineral que ajuda a aliviar as cólicas e o mau humor.
- Frutas e as verduras são ricas em vitaminas e em minerais, além do alto teor de água, o que ajuda a regular os hormônios femininos e a combater a TPM.

Parabéns!

Madonna, Kanye West e Elizabeth Hurley: Pele por quê?

sexta-feira, 6 de março de 2009


O PETA - People for the Ethical Treatment for Animals - divulgou ontem uma lista com as celebridades mais mal-vestidas para 2009. E quem aparece nas cabeças é a Pop-Diva Madonna, seguida das gêmeas Olsen, Maggie Gyllenhaal, o rapper Kanye West e Elizabeth Hurley. Esse povinho do fim de 2008 até hoje já foi flagrado - até mais de uma vez! - vestindo casacos de pele feitos a partir de centenas de animaizinhos inocentemente assasinados.

E claro, sem deixar escapar, o PETA até admite e aceita que Maddie esteja rondando o filhotinho carioca Jesus Luz, mas, ainda segundo a própria organização, isso não dá direito à Diva de se vestir tal qual uma onça. Outro que também decepcionou foi Kanye West, pois o rapper não pode ser a 'voz da nova geração', se ainda continua a imitar o comportamento nocivo e cruel de seus antecessores.

What a shame, people! Long Life to the Animals!

Por favor, Apague a Luz ao sair.

quinta-feira, 5 de março de 2009


Novas tecnolgias para casas e construções vêm sendo desenvolvidas cada vez mais pautadas na economia e na responsabiblidade ambiental.

É o caso da Homeworks, tecnologia da americana Lutron que permite a conexão com os sistemas de iluminação, segurança e a irrigação de jardins, que acaba de chegar ao Brasil. Esse sistema - ainda um pouco caro - custa a partir de R$ 40 mil, mas garante uma economia de no mínimo 25% com energia e possibilita o controle de 256 pontos de iluminação com um único interruptor.

Para aqueles que não precisam de algo tão sofisticado, mas também precisam economizar, alguns engenheiros elétricos indicam que comandos simples, como por exemplo a dimerização, fazem toda a diferença. Pois segundo eles, quando se tem um ponto de luz dimerizado a 50%, a temperatura do ambiente é mais baixa. Assim, o ar-condicionado vai funcionar com alguma folga; então, a economia de energia virá de dois pontos.

Outra dica é Programar a iluminação de determindadas áreas para que elas só acendam a noite e, claro, apagar as luzes sempre que não for necessário utilizá-las. O importante, ressaltam eles, é que quanto maior for o controle, mais é possível reduzir o desperdício.

HOT HOT BABY!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Os últimos dias têm sido realmente quentes. E segundo previsões dos melhores centros de pesquisas climáticas, como o Hadley Center no Reino Unido, a temperatura tende a subir ainda mais ao longo dos próximos anos.

Mesmo com invernos mais rigorosos em algumas partes do globo como foi o de 2008, os termômetros o marcaram como o 9º mais quente desde que as medições se iniciaram há 128 anos, a temperatura vem subindo. Isso serve de alerta para aqueles que ainda duvidam do aquecimento global. E é bem provavél que a situação do clima ainda piore, caso não ocorra mudanças drásticas em nossos comportamentos e atitudes.

O aquecimento já é inevitável e o melhor a fazer é nos acostumarmos a ele, transformando nosso vestuário, alimentação e adaptando nossas casas e escritórios. O alerta é vermelho a partir de 2020, quando as mudanças ambientais empreendidas hoje prometem surtir algum efeito. Já se sabe que conter o aquecimento global atualmente pode custar aos países de 3% a 5% de seus PIBs, enquanto apenas combatê-lo em 2020 será de longe muito mais oneroso, algo em torno de 20%.

Se mantivermos o estilo poluidor de hoje, o clima da Terra enfrentará rupturas realmente perigosas para nossa civilização.

Xô Crise!

terça-feira, 3 de março de 2009


Uma rede de cooperativas na Bahia - a Catabahia - já encontrou o seu jeito para derrotar a crise financeira.

Os mil cooperativados da Catabahia estão montando uma pequena indústria em Salvador que vai produzir garrafas de água sanitária e embalagens de papelão para venda em mercados e empresas de limpeza: tudo a partir do material coletado. Eles ainda ambicionam transformar em biodiesel parte do óleo de cozinha coletado; e a glicerina em sabão e sabonete.

Em parceria com o Centro de Estudos Socioambientais Pangea e a Fundação Banco do Brasil, o problema da desvalorização dos materiais coletados foi solucionado através da diversificação e agregação de valor à reciclagem.

Assim, a Catabahia aumentou sua operação para não depender tanto da indústria e desempenhar um outro papel na cadeia produtiva.

ECOGASTRONOMIA: SLOW FOOD

segunda-feira, 2 de março de 2009


O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada na década de 80 que defende a proposta de uma alimentação mais consciente.

Seus integrantes acreditam que todos têm o direito fundamental ao prazer de comer bem e consequentemente têm a responsabilidade de defender a herança culinária, as tradições e culturas que tornam possível esse prazer. O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.

Bom, limpo e justo: é como o movimento acredita que deve ser o alimento. O alimento que comemos deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.

Somos Co-produtores e não simples consumidores, pois tendo informação sobre como nosso alimento é produzido e apoiando efetivamente os produtores, nos tornamos parceiros no processo de produção.

Atualmente o movimento já conta com mais de 80.000 membros ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Para quem quiser saber mais, acesse:

Categories