Sporty Magazine official website | Members area : Register | Sign in

topads

SlideShow

slide

Category box 3

1 de Maio: o dia do Trabalhador 'Verde'

quinta-feira, 30 de abril de 2009


Maio chega amanhã. E sua estreia se faz com a celebração do Dia Internacional do Trabalhador. Esse ano, devido a crise financeira que assola o mundo desde outubro de 2008, muitos trabalhadores não terão o que comemorar; afinal, depois de 7 meses, já são quase 3 milhões de pessoas desempregadas no Brasil.

A responsabilidade socioambiental das empresas não pode ser instrumento apenas do marketing institucional. Toda preocupação com a sociedade e meio-ambiente deve ser transformada em iniciativas que cooperem com a preservação e inclusão social, daí surge o chamado Emprego-Verde, que além de gerar renda e lucro, também faz bem ao planeta.

Investir em projetos de energias renováveis, novos processos de reciclagem e melhor uso dos recursos naturais têm sido a plataforma política de muitos governos; mas a velha-indústria ainda resiste às tentativas de mudanças e, isso, pode causar não só o atraso em nosso desenvolvimento, mas também uma certa vergonha frente à comunidade internacional, cada vez mais preocupada com a sustentabilidade.

A união faz a força. E torcemos para que daqui em diante possamos encontrar postos de trabalho em um mercado mais responsável. Parabéns Trabalhadores!

Gripe Suína: o bicho pode pegar!

quarta-feira, 29 de abril de 2009


O Brasil ainda não tem nenhum caso confirmado de gripe suína. Dos 20 pacientes que estavam sendo monitorados, três já foram liberados; e até essa manhã, nenhum novo caso apareceu. Mas isso não significa que não devemos ficar atentos. Uma criança de 2 anos morreu da doença no Texas, EUA.

O pânico vai se instalar e precisamos estar conscientes das mudanças que essa provável pandemia - hope not! - vai provocar. O presidente Barack Obama já indicou que pretende fechar as escolas caso a gripe desse vírus piore. No México, os casos ultrapassam de 100 e 22 já morreram. O trânsito global de passageiros não diminuí e assim, os riscos de contaminação aumentam.

No Brasil, por enquanto os únicos a sofrerem as consequências foram os empresários do setor suíno, a gripe paralisou o comércio de carne de porco. Apesar da ingestão desse alimento não causar a doença. De olho no futuro, algumas dicas que já circulam por aí:


1. Lave as mãos. É o jeito mais fácil e eficiente de evitar a contaminação.

2.Seja Anti-Social. A questão já levanta grandes discussões sociológicas, mas o inofensivo beijinho 'Olá' se transformou em arma letal. Até o Primeiro Ministro do Libano, onde beijar é costume, já orienta a população a evitar essas demonstrações de afeto.

3. Reconheça os sintomas. Melhor prevenir do que remediar. Os sintomas são similares ao de uma gripe normal: Febre, dores no corpo, dor de garganta, tosse, corisa, vômito, diarreia e cansaço.

Galera: Se cuida. O bicho pode pegar!

Projeto Social: Borboleta

terça-feira, 28 de abril de 2009


Boas ideias são sempre muito celebradas, principalmente quando se tornam projetos concretos. Isso é o que está acontecendo com um grupo de mulheres na cidade de Poconé, no Pantanal mato-grossense. Elas formaram uma associação para criar lagartas que, depois da transformação em borboletas, são soltas na natureza.

O projeto foi selecionado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) que mantém no local um hotel ecológico (Hotel SESC Porto Cercado) e também, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O compromisso de manter a biodiversidade das espécies, através dessa iniciativa, é complementado pela ação das borboletas que ajudam na polinização das espécies de flora e ainda geram renda para as criadoras. Cada mulher do projeto recebe cerca de R$ 350,00 por mês.

Esse projeto vem se transformando em modelo de educação ambiental, de preservação da natureza, pesquisa e ecoturismo. Promover o uso racional dos recursos e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida dos habitantes daquela região são os principais objetivos dessa RPPN. Com nossa conscientização e a ajuda de nossas companheiras borboletas, com toda certeza seremos capazes de preservar o planeta para as gerações futuras. Esse é o nosso papel.

BEM-ESTAR: Da cabeça aos pés.

segunda-feira, 27 de abril de 2009


A matéria sobre a questão da falta-de-tempo publicada na Revista O Globo nesse último domingo (25/04) aponta algumas direções sobre o que fazer para solucionar esse problema. O ponto central passa pela celebração do ócio criativo, antes muito mal visto; e, hoje, em tempos de crise e sustentabilidade, fundamental.

A expressão do sociólogo italiano Domenico De Massi - é também título de um de seus livros - representa bem o estágio que devemos atingir em relação ao nosso uso pessoal do tempo. Trabalhar, Estudar e Criar são atividades que se complementam e, sempre precisam estar conectadas em qualquer situação para que o ser humano tire o maior proveito dela. Quando abrimos espaço para a criatividade em nossas vidas, podemos perceber que a questão do tempo não passa de uma brincadeira.

Então a dica é: Dedique 3 minutos do seu dia para fazer NADA. Depois complete seu momento com um delicioso escalda-pés de 15 minutos para aliviar as tensões, diminuir a aspereza e a dor dos calos. Aplique também uma auto-massagem nessa região, você vai se sentir nas nuvens.

5 Lugares para visitar: Antes que desapareçam!

sexta-feira, 24 de abril de 2009



Viajar é sempre muito bom. Mesmo quando a viagem é feita através de uma leitura, do cinema ou de uma simples conversa entre amigos. Por isso, com olhos na preservação do planeta, foi lançado no final de 2008, o guia de viagens (disponível apenas em inglês pelo selo Frommer) "500 Places to see before they disappear".

Enquanto muito se discute quão prejudicial são nossos meios de transporte e quão nossas culturas não são sustentáveis, esses lugares correm o risco de, literalmente, sumir do mapa. Dos 500 indicados, alguns são muito especiais. Confira:


1. Grande Barreira de Corais. Austrália. Os corais vêm sofrendo um intenso processo de descoloração, devido a ausência de uma alga unicelular; que vem morrendo devido a elevação de temperatura dos oceanos.

2. Ilhas Maldivas (foto). Oceano Indico. Esse complexo insular sofre as consequências do derretimento das calotas polares, o que eleva o nível do mar. Em aproximadamente 100 anos, as Maldivas podem tornar-se completamente inabitadas.

3. Everglades, Florida. EUA. Habitat de várias espécies, inclusive da extinta pantera, é maior região subtropical selvagem da América do Norte e também sofre com a elevação do nível do mar.

4. Atenas. Grécia. Uma das cidades mais antigas do mundo pode tornar-se um dos lugares mais desconfortáveis nos próximos anos. Isso porque o mediterrâneo é uma das regiões mais afetadas, hoje, pelo aquecimento global.

5. Alpes. Aústria. Um estudo publicado pelo OECD mostrou que a elevação de mais 1º Celsius vai reduzir de 609 para até 404, o nº de Ski-Resorts na região oeste desse país.


Para quem curte, bon voyage!

Terra: Documentário

quinta-feira, 23 de abril de 2009


No Rio de Janeiro, hoje (23/04) é feriado de São Jorge, o santo dos guerreiros. Mas para os leitores que estão fora da cidade, é apenas mais um dia de trabalho.

Por isso o post de hoje já tem um clima meio de final de semana. Quem não curte um bom filminho? Nós do Blog(green) somos fã. Por isso, a dica é ir assistir ao documentário Terra, que teve estreia mundial ontem em vários salas de cinema, em comemoração ao dia do planeta.

O filme, dirigido por Alastair Fothergill e Mark Linfield, premiados com o Emmy pela série Planeta Terra (2006), circula apenas em cópias dubladas - para alegria dos pequenos - e é uma coprodução em parceria da BBC, Dicovery Channel e o selo Disneynature. O enredo conta a história de três famílias de animais (os urso polares no Ártico, os elefantes na África e no ocenano, as baleias jubarte) que percorrem longas distâncias em busca de alimentos e da sua sobrevivência.

O documentário enaltece a extraordinária biodiversidade do planeta e é cheio de números e dados, alguns até surpreendentes. Vale a pena conferir!

22 Abril: o Dia da Terra

quarta-feira, 22 de abril de 2009


O Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril, tem por objetivo inspirar consciência ambiental nos habitantes desse planeta. Há 39 anos, o senador norte-americano Gaylor Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas somente à partir de 1990, outros países aderiram a celebração, promovendo, a cada ano, a cidadania ambiental através de atividades locais.

O dia de hoje busca alertar e encontrar soluções que nos direcione para um modo de vida equilibrado e sustentável. Para tal, todos os cidadãos precisam mudar a consciência e a forma de gerir os sistemas de relacionamento, tanto entre humanos como entre homem x natureza. E as crises por quais passamos podem servir como oportunidades para um novo modelo de comportamento, tal como: uma economia livre de carbono, baseada em energias renovávei; e, produtos, serviços e cidadãos mais ecoconscientes de seus papeis transformadores.

A ONU aproveita a data para lançar mais um manifesto: GERAÇÃO VERDE, do qual você também pode participar. O movimento (similar a “The Greatest Generation”, que confrontou a segunda guerra mundial!) quer inspirar pessoas comuns a se engajarem em ações individuais e coletivas para melhorar a saúde, escolas e educação das crianças, e participarem na criação de soluções para os urgentes problemas nacionais e climáticos que enfrentamos.

Então, o que está esperando? Faça sua parte!


Personagem da semana: Bo Obama

sexta-feira, 17 de abril de 2009


Foi Gandhi que disse: "A grandeza de uma nação e o seu nível de progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais são tratados."

A nova celebridade animal foi capa das principais publicações semanais nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, inclusive aqui no Brasil. Então fique de olho quando esse simpático cão d'água português aparecer novamente.

Com Bo, a família Obama, mais uma vez, poderá mostrar seu comprometimento com o bem-estar dos animais e do planeta.

Atenção Pimentão!

quinta-feira, 16 de abril de 2009


De acordo com o relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), divulgado ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os brasileiros devem tomar cuidado com as frutas, legumes e verduras que levam para mesa.

A pesquisa revelou que o pimentão é o alimento com maior contaminação, seguido pelo morango, uva e cenoura. E também, que pesticidas proibidos ainda são aplicados e, em alguns casos, de maneira excessiva. Fato é que em 2008, o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o que gera preocupação não só com os consumidores, mas também com os produtores que manipulam essas substâncias sem seguir as recomendações de segurança.

Aumentar o consumo de frutas e legumes é importantíssimo para a saúde, disso ninguém discorda. Porém, para se prevenir desses alimentos, especialistas recomendam:

1. Quando puder, prefira os alimentos orgânicos, apesar de mais caros, são livres de agrotóxico; ou, alimentos com origem identificada.

2. Antes de lavar os alimentos, coloque-os na geladeira por duas horas. Isso é necessário porque frutas e hortaliças, quando em contato com a água na mesma temperatura, absorvem as impurezas que estão na casca. Então para evitar esse risco, elas precisam estar geladas na hora que forem lavadas.

3. Ainda em baixa temperatura, as frutas e hortaliças devem ser colocadas numa solução de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Ou, numa solução de 50ml de vinagre para cada litro de água; ou ainda, deixá-las de molho em água com pastilhas de cloro. Os alimentos devem ficar submersos por cerca de 10 minutos e depois lavados em água corrente.

Bon Apetit!

Economize Dinheiro, Economizando Energia

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Está comprovado economizar energia é o jeito mais fácil e mais rápido de combater o aquecimento global. E o segredo que vai agradar ao seu bolso e ao planeta estar em adotar uma postura mais ecoeficiente em nossas rotinas. Algumas soluções simples podem diminuir nossa conta de energia sem precisar sacrificar nosso conforto, take note:


1. Desplugue-se. Desconecte aparelhos como carregadores de celular, TVs e outros quando não estiver utilizando.


2. Faça o Sol trabalhar para você. Abra as cortinas e persianas, aproveite ao máximo a luz natural.


3. Desligue as luzes. É simples e realmente funciona.


4. Purifique. Não deixe de limpar os filtros das máquinas de lavar, alguns refrigeradores e outros eletros... Esses aparelhos perdem 30% de sua eficiência quando estão com seus filtros sobrecarregados.


Mesmo que só tenhamos apenas um minuto, uma manhã ou um mês, o que importa é que sempre seremos capazes de dar simples passos que podem fazer grande diferença.

Design + Reciclagem = Brasilidade (Não deixe de votar!)

terça-feira, 14 de abril de 2009


Em tempos de mudança, inovar tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos habitantes desse planeta que padece. Mas nem tudo está perdido; e pela nossa reconhecida criatividade, mais uma vez temos a chance mostrar nossa força e liderança.

O site norte-americano Inhabitat.com lançou há algumas semanas um concurso para premiar as melhores criações feitas à partir da reutilização de objetos de uso doméstico. Até aí, nada de novo. Porém, ao olhar com mais atenção as novidades 'verdes', me deparei com a criação do brasileiro, de Porto Alegre, Rodrigo Jaroseski: o pé-de-mesa Favo (foto acima) é feito com antigas listas telefônicas e cola, nada mais. E o elemento mais caro é o tampão de vidro, que também pode ser reaproveitado.

Por isso hoje, o Blog(green) veste a camisa e pede seu voto. Não deixe passar: o encerramento da votação é hoje (14/04) at midnight, horário de Washington, DC. Click at http://www.inhabitat.com/2009/04/06/vote-now-in-the-spring-greening-design-competition/ e procure por: Phone Book Coffee Table by Rodrigo Jaroseski. Aí, é só selecionar e clicar em Vote no final da página.

Com sua participação, mais uma vez o Brasil pode mostrar que sua gente bronzeada tem valor.

Brasil Ponto a Ponto: O que precisa mudar?

segunda-feira, 13 de abril de 2009



Todo mundo já deve ter ouvido falar ou, pelo menos, visto alguns cartazes da campanha Brasil ponto a ponto, de iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e que conta com apoio de várias outras instituições, espalhados por aí.

O importante é que sua opinião só poderá ser dada até 15 de abril, esta 4ª feira. Por isso não perca tempo e contribua, através de texto ou vídeo no site http://www.brasilpontoaponto.org.br/, à respeito do que pode e deve melhorar para que o Brasil seja um país mais justo.

Da proteção da Amazônia à falta de saneamento básico, tudo é levado em consideração. É o terceiro relatório como este que o Brasil desenvolve, porém a grande diferença é que essa é a primeira vez que a população está sendo convidada a participar. Segundo um dos diretores da campanha:"É a primeira vez que ele (o relatório) é realmente HUMANO."

Então, Qual é o seu ponto? ...Participe!

Páscoa, Chocolate & OVO

quinta-feira, 9 de abril de 2009


A Páscoa chegou. E como em todos os anos, ela espalha pelo ar aquele cheirinho gostoso de chocolate. Mas para uma data mais 'verde', precisamos ficar de olho na qualidade dos ovos e, principalmente, no descarte das embalagens (afinal não há desperdício maior, nessa época, do que os envólucros dos ovos de páscoa).

Para não comprometer o futuro do planeta, busque opções de chocolate produzidos à partir do cultivo de cacau orgânico que, dentre outros princípios determina a não utilização de agrotóxicos e adubos químicos, o que garantirá uma melhor qualidade nutricional para o fruto. Quanto às embalagens, certifique-se de que todos os resíduos (plástico, papel e fitas) sejam descartados corretamente para a reciclagem.

Mudando da água para o vinho (no embalo da semana que é santa!): O novo espetáculo do Cirque du Soleil para 2009, dirigido pela coreógrafa brasileira Deborah Colker, se chama OVO. O espetáculo sobre Meio-Ambiente e Sustentabilidade, através de um balé excitante e colorido, mostrará a vida dos insetos em constante movimento.

Feliz Páscoa!

Philippe Starck: E o vento gerou...

quarta-feira, 8 de abril de 2009


Os fãs ecológicos do designer francês Philippe Starck já podem comprar sua própria turbina eólica doméstica - L' éolienne. O lançamento foi no ano passado, mas o produto só chegou às lojas no início desse ano.

Por ser uma peça que leva a assinatura de um dos maiores projetistas de produtos do último século, o preço (circa £ 500,00) não é muito assustador. Principalmente numa época em que recorrer à energias renováveis é cada vez mais vantajoso. A peça é encontrada em dois modelos: o bipale (que gera cerca de 150W a 400W); e o tripale ( que é capaz de gerar de 1kW a 5kW). A instalação também é muito fácil, recomenda-se posicioná-la (dependendo do modelo escolhido) entre 90 cm e 3,8 metros de altura, o que pode garantir a economia de até 60% em sua despesa com energia.

Devido à importância atual das questões ambientais, não há dúvidas de que L' éolienne será um grande sucesso; e, mais ainda , quando sua utilização ultrapassar a alimentação limitada de gadgets, como celulares e outros. Voilá, C' est Vert et C' est Starck!

Telhado 'Verde', Disque 'Verde': o RJ é 'Verde'

terça-feira, 7 de abril de 2009



O Morro Dona Marta em Botafogo, no Rio de Janeiro, tem sido palco para muitos lançamentos sociais. Primeiro foi o acesso gratuito a internet wireless; em seguida, as fachadas das casas passaram a ser coloridas; e agora, os telhados ganharão uma proteção ecológica.

A técnica do telhado 'verde' consiste em revestir a laje com uma manta impermeablizante, colocar terra e plantar grama. Isso permite a redução em cerca de 75% das partículas de poeira suspensas no ar e, ainda reduz a temperatura interna das casas em até 3 graus centígrados. A intenção é utilizar a técnica em até 200 casas de várias favelas do RJ, até o fim de 2010.

E agora, o estado conta também com um Disque-Verde: 2253-1177 (Região Metropolitana) e 0300-253-1177 (interior) para crimes como desmatamento, ocupações irregulares, queimadas, entre outros. O serviço é uma parceria do Disque-Denúncia do RJ com a Secretaria estadual do Ambiente e a Vale.

Boa Saude

segunda-feira, 6 de abril de 2009



O Outono é a estação do amadurecimento. Marcado pelo amarelado das folhas, pelos dias mais curtos e ventos mais frios, é também um período propício ao surgimento de alergias e infecções, que quando não tratadas podem se transformar em gripes e outras doenças mais graves quando o inverno chegar. Selecionamos 3 remédios naturais que vão ajudar no fortalecimento do nosso sistema imunológico nesses vindouros dias mais frios.

1. Manuka Mel. Todos os méis são antibacterianos e anti-sépticos, porém o Mel ativo de Manuka apresenta atividades biológicas e medicinais adicionais devido a presença do fator UMF (Unique Manuka Factor) não encontrado em outros méis, fator que é estável ao calor, luz e enzimas. Esse mel é responsável por matar bactérias e fungos encontrados em feridas, úlceras estomacais etc.

2. Suplementos. A melhor opção é sempre manter uma dieta orgânica e balanceada, mas quando nosso ritmo acelerado de vida não permite, o melhor a fazer é recorrer à pequenas doses de vitaminas que vão aumentar nosso nível imunológico. Para isso, recomenda-se pratos quentes, tais como sopas e caldos de legumes e vegetais, além das ervas imunológicas como alho, salvia e tomilho.

3. Óleos essenciais. Pode acreditar: todo mundo se sente bem após uma massagem. E os óleos são os melhores remédios que alguém saudável vai querer usar. O óleo de Rosas, além de ter o cheiro do verão, é calmante; o óleo de Limão é um poderoso antibactericída e ajuda na cura de infecções; já o óleo de Lavanda é analgésio, antiséptico e tem propriedades de antibióticos. E o melhor presente em todos eles é o toque carinhoso e especial da pessoa que aplica a massagem, pois depois desse, melhor remédio não há.

5 Fabulosos EcoSegredos

sexta-feira, 3 de abril de 2009


O que Angelina Jolie, Brad Pitt, Leo DiCaprio, George Clooney e Penelope Cruz têm em comum? Além de representarem o front do cinema internacional, os atores também são mundialmente reconhecidos por apoiarem causas nobres, tanto humanitárias quanto ambientais. E é exatamente da capacidade dessas celebridades de inspirar mudanças que surgiu os 5 segredos para um estilo de vida mais sustentável.

1. Declare-se. Apresente-se e dê provas de que você apoia movimentos verdes, vista-se de acordo com padrões ambientais, dando preferência às empresas que possuem práticas de produção e comércios mais limpas e justas. Garimpe roupas em brechós e embarque na moda vintage.

2. Apoie a Causa. Todo bom artista tem que ter paixão e, no movimento das ondas, os astros de Hollywood souberam apoiar causas justas: Brad Pitt empenha-se pessoalmente, por exemplo, na ajuda às vítimas do furacão Katrina. Marketing ou não, a grande verdade é que ajudar o próximo é um ato que eleva a nossa auto-estima, por isso: Mãos à obra!

3. Consuma Orgânicos. Além de preservar o planeta, faz bem para saúde. Diversos estudos já comprovaram que alimentos orgânicos possuem maior valor nutricional devido a concentração de antioxidantes, o que traz mais benefícios a pele.

4. Vá Verde. Carros híbridos prosperam por todos os lados, em breve a energia elétrica será mais difundida como combustível e as bicicletas já trazem a felicidade e saúde para grande parte das cidades. Ride on it and go green!

5. Pense Fora da Bolha. Muitas vezes ser parceiro do planeta significa agir com compaixão. Não necessariamente precisamos adotar crianças da Etiópia, como Angelina Jolie e Brad Pitt; mas, talvez, devemos começar a ter o mesmo senso de solidariedade que movem essas estrelas com as pessoas e o ambiente ao nosso redor.

Todas essas práticas são importantes passos na construção de uma identidade global 'Verde.' Mas quando terminamos de beber nosso vinho orgânico, o que fica? Fica a mensagem de que quanto mais assumirmos responsabilidades sobre aquilo que mais considerarmos importante, maior será nossa capacidade para transformar o mundo em um lugar melhor para as futuras gerações, mesmo que a história , às vezes, assuma um aspecto controverso.

O Mico do Greenpeace: Rio-Niteroi

quinta-feira, 2 de abril de 2009


O grupo de ativistas do Greenpeace bem que tentou, mas acabou levando a pior. Depois de provocar um congestionamento de 18k km para quem saia de Niteroi em direção ao Rio, na manhã de ontem (01/04), a pegada ecológica deixada precisará do plantio de aproximadamente 100 árvores para ser compensada; e, ainda, vai precisar limpar sua 'ficha' com a população irada justificadamente.

Numa grande cidade como o Rio de Janeiro, onde engarrafamentos tornam-se cada vez mais regulares, quando surge algo ou alguma manifestação que piore essa situação, por mais revestida de boas intenções, ela será rechaçada. E foi o que aconteceu. A marca na memória da população não é a mensagem - Líderes Mundiais: Clima e Pessoas primeiro - que eles tentaram transmitir aos líderes do G20; e sim, o caos e o transtorno para quem precisava chegar aos seus compromissos.

A organização se desculpou parafraseando Chico Buarque, na canção 'Construção'. Alegando que protestam pelo clima, 'mesmo que na contramão, atrapalhando o tráfego' e consideraram a iniciativa bem-sucedida e válida no ato de chamar a atenção dos líderes reunidos em Londres. Já o Blog(green) cita o escritor mineiro Fernando Sabino que dizia "faça de uma eventual queda um passo de dança", acreditando que as próximas iniciativas da organização sejam mais bem planejadas e estruturadas, e levem em consideração que a opinião e o consenso da população na luta contra o aquecimento global podem ser muito mais eficientes do que as posturas assumidas pelos distantes governantes.

Poluição do Ar Interno

quarta-feira, 1 de abril de 2009


A poluição emitida pelas empresas, casas, carros e outros meios de transporte, como sabemos, são os prinicipais contribuidores para a má qualidade do ar que circula pelas cidades. No entanto, o que muita gente não percebe é que a qualidade do ar interno desses espaços pode ser muito pior. O ar dos ambientes internos pode ser até 10 vezes pior que o ar dos ambientes externos.

Segundo recente pesquisa do Conselho Nacional de Segurança, instituição norte-americana que faz estudos sobre as condições de saúde e segurança do trabalhador, passamos em média 90% de nosso tempo em ambientes internos (65% dele em nossos lares) o que pode ser a grande causa para alergias e problemas respiratórios, como asma.

Mas a qualidade interna do ar pode ser facilmente administrada se soubermos quais são os principais focos geradores de poluição. Lembre-se que a poluição vem de produtos químicos encontrados na composição dos objetos que temos e/ou levamos para dentro dos ambientes. Dê uma olhada na ilustração para ter uma idéia dos principais pontos que merecem nossa atenção.

Categories