Ainda sem data de estreia prevista no Brasil, o filme A Enseada (no original, The Cove) que passa a ser exibido a partir desse fim de semana nas principais salas de cinema de Nova York e Los Angeles, EUA promete dar o que falar.
O documentário denuncia a matança de 23 mil golfinhos na ilha Taiji, Japão. Mas o que mais impressiona é que grande parte da população não sabe o que acontece; além dos assassinos serem protegidos pelas autoridades locais. Cada golfinho abatido vale algo em torno de Us$ 150.000,00. Óbvio que durante as filmagens, aconteceram várias confrontos numa tentativa de afastar e proibir a equipe de trabalhar. Tanto fizeram que o diretor do filme ,Louie Psihoyos, acabou levando o prêmio Sundance Escolha da Audiência 2009, garantindo ao documentário uma maior visibilidade.
O dado curioso é que o líder dos ativistas no filme é Ric O' Brian. Ele foi o treinador de um dos golfinhos mais queridos da década de 60: o Flipper. Depois que Kathy (nome verdadeiro do golfinho) morreu, O'Brian mudou radicalmente: passando de predador à defensor.
Dá uma olhadinha no trailer desse thriler ecológico, enquanto o filme não chega por aqui!
