Sporty Magazine official website | Members area : Register | Sign in

topads

SlideShow

slide

Category box 3

Trailer: A Enseada (The Cove)

sexta-feira, 31 de julho de 2009


Ainda sem data de estreia prevista no Brasil, o filme A Enseada (no original, The Cove) que passa a ser exibido a partir desse fim de semana nas principais salas de cinema de Nova York e Los Angeles, EUA promete dar o que falar.

O documentário denuncia a matança de 23 mil golfinhos na ilha Taiji, Japão. Mas o que mais impressiona é que grande parte da população não sabe o que acontece; além dos assassinos serem protegidos pelas autoridades locais. Cada golfinho abatido vale algo em torno de Us$ 150.000,00. Óbvio que durante as filmagens, aconteceram várias confrontos numa tentativa de afastar e proibir a equipe de trabalhar. Tanto fizeram que o diretor do filme ,Louie Psihoyos, acabou levando o prêmio Sundance Escolha da Audiência 2009, garantindo ao documentário uma maior visibilidade.

O dado curioso é que o líder dos ativistas no filme é Ric O' Brian. Ele foi o treinador de um dos golfinhos mais queridos da década de 60: o Flipper. Depois que Kathy (nome verdadeiro do golfinho) morreu, O'Brian mudou radicalmente: passando de predador à defensor.

Dá uma olhadinha no trailer desse thriler ecológico, enquanto o filme não chega por aqui!

Quinta Animada: Para Gigi e para você!

quinta-feira, 30 de julho de 2009


Uma parceria entre a global da internet AOL e A Squared Entertainment, da área educativa, lança ainda esse semestre uma série de desenhos animados na web cujo objetivo será transmitir mensagens ecológicas e sócioeducativas para as crianças.

Celebridades de diversas áreas como a empreendedora Martha Stewart e o 2° homem mais rico do mundo Warren Buffet serão representados por desenhos animados que levarão às crianças temas relacionados ao jovem-empreendedor e, educação financeira, respectivamente. Quem também ganhou sua versão em HQ é a supermodelo brasileira Gisele Bündchen. Casada com o também astro do futebol americano Tom Brady e, dessa vez, grávida, a bela aparecerá como super-top durante o dia e super-heroina durante a noite, sempre defendendo e ajudando a preservar o planeta.

Cada série terá 26 episódios, cada um com duração de 5 minutos. E Gigi and the Green Team ( Gigi e o Time Verde) promete ser no mínimo engraçado! É esperar para ver.

5 Dicas: Companheiros +Verdes

quarta-feira, 29 de julho de 2009


Se você está pensando em abandonar suas práticas de cidadão ecoconsciente. Pode esquecer! O Blog(green) & a Vinivi são seus melhores aliados na luta pela preservação dos recursos do planeta.

Mesmo com toda essa história de queda de popularidade do tripé da sustentabilidade entre os gestores de empresas. Esse espaço estará sempre aqui para lembrar que pensar e construir um futuro +justo e +saudável à partir do hoje é muito melhor do que compensar erros mais tarde. Por isso, se a chefia está pensando em trocar a rota do desenvolvimento sustentável. Sinalize sua preocupação, utilizando as dicas abaixo e demonstre ser um funcionário ecoeficiente.

1. Corte o desperdício de papel. Ao invés de imprimir ou adquirir versões impressas de jornais, revistas e outros. Leia-os online. Você pode economizar dinheiro e, ainda evita o desperdício.

2. Utilize Transporte Público. Sabemos que no Brasil, as opções não são muito boas e muitas vezes ineficiente; porém utilizar transporte coletivos é a melhor escolha quando pensamos em Meio Ambiente. Isso porque se reduz a emissão de gases do efeito estufa o que torna a pegada ecológica muito menor.

3. Leve seu almoço de casa. Sempre que saímos para comprar um lanchinho ou o almoço, temos que lidar com as embalagens. Assim ao trazer sua comida de casa, você economiza o seu bolso, o planeta e ainda contribui com sua saude.

4. Economize. Utilize sempre energia e água de maneira eficiente. Desligue as luzes ao sair de uma sala; Não deixe a torneira aberta por muito tempo. Conservar os recursos no trabalho deve ter a mesma importância que conservar os recursos em casa.

5. Livre se das toxinas. Para limpar seu ambiente de trabalho, tenha certeza de que está utilizando produtos livres de agentes tóxicos. Você também pode ter uma planta, ela irá absorver os gases tóxicos do ar e manterá o seu ambiente de trabalho mais limpo e mais fresco.

Viu só como é fácil?! Agora seu chefe não vai poder reclamar que ser +Verde dá trabalho.

Alerta: a Queda do Triple Botton Line

terça-feira, 28 de julho de 2009


Muito se ouve falar em empresas verdes. Ou pelo menos nas diversas e inúmeras tentativas que certas organizações vem empreendendo para se tornar mais socioambientalmente responsáveis.

O Triple Botton Line (lucro, pessoas e planeta) está tão em voga que já desperta a ira de muitos defensores do Single Botton Line (lucro). Não é a toa que já encontramos por aí, opiniões totalmente contrárias aos conceitos da Responsabilidade Social Corporativa. Chato, né? Eu também não acreditei. Mas eles alegam que toda empresa que busca realmente o sucesso deve perserguir incessantemente o lucro, pois os outros dois vetores (pessoas e planeta) são considerados redutores da lucratividade, perdendo a empresa sua principal função que é gerar lucro aos acionistas.

Pensando assim, o mundo está onde está. Mudanças Climáticas, Desmatamento, Fome, Gripe A e outras tragédias. Já parou para pensar o que você sabe a respeito disso? Como consumidor, empregador e empregado, como você enxerga o seu futuro? Vai dar para ser feliz enquanto existem pessoas passando necessidades ao nosso lado?

Para os defensores do Single Botton Line parece que sim. Afinal de contas: sempre deu.

Equilíbrio: o sonho que move... (Parte Final)

segunda-feira, 27 de julho de 2009


O mês parece ter voado. Sem perceber já estamos na última segunda-feira de julho, no final do período de férias escolares e à 4 meses do fim do ano de 2009. Uau! A roda do tempo nunca deixa de girar. Assim, nossas segundas de julho dedicadas às diversas modalidades de yoga também chegam ao fim. E para ser sincero: foi muito bom dividir com vocês, o pouco que sei sobre essa forma de ver a vida.

O tempo passou rápido e o espaço é curto, das inúmeras escolas existentes, apenas destacamos três. Não por indiferença, apenas por ter consciência de possuir limitado conhecimento sobre tais assuntos. Mas apenas para registrar (e de certa forma prestar uma homenagem): Iyengar Yoga (com ênfase na correção das posturas); Mantra Yoga (quase todas as escolas utilizam técnicas de coordenação entre voz e respiração, assim como se faz com as posturas); Jivamukti Yoganfase na força física e vitalidade); Surya Yoga (Não aconselhada pela sociedade de medicina internacional por prejudicar a visão, essa prática milenar estimula seus praticantes a olharem diretamente para o Sol, em horário específico) e, numa vertente mais moderna, uma turma de naturalistas, nos EUA, desenvolve desde 2001 a Nude Yoga (isso mesmo! os exercícios são praticados sem roupa, o que eles alegam é que devemos aceitar nossos corpos de maneira integral, principalmente nossas imperfeições e diferenças). E por aí vai... Com toda certeza teríamos assunto para +10000 anos só para começar.

Para esse espaço, o +importante é divulgar a ideia de bem-estar que a prática de yoga pode proporcionar. É um cuidado muito específico e especial com a saude do nosso corpo, mente e espírito que está a disposição de todos nesse planeta. Na Índia ( e acredito que em boa parte do Ocidente) é tida como um verdadeiro presente divino, pelos adeptos. Incorporar valores de respeito à natureza e amor-próprio é um elemento presente em todas as práticas; e quando nós aprendemos a nos respeitar, aprendemos a respeitar os outros também, dizem eles. É um eterno ciclo de energia.

No meio de tantas opções, não importa o caminho escolhido e sim, chegar lá!

Angelina Jolie: Iraque + Boa Vontade

sexta-feira, 24 de julho de 2009


Todo mundo concorda que a bela Angelina Jolie é uma das ativistas mais estreladas do planeta. E para os leitores do Blog(green), sexta-feira é o dia que a gente fica sabendo o que anda acontecendo ao redor das celebridades quando o assunto é responsabilidade socioambiental.

Angelina Jolie, Embaixatriz da Boa Vontade, título concedido pela ONU, fez visita de um dia, ontem (23/07), a populações carentes em Bagdah, no Iraque. A viagem é a terceira feita pela atriz para essa região; e no ano passado, ela e seu marido, o também eco-celebridade Brad Pitt, doaram 1 milhão de dólares para quatro organizações que trabalham para promover o bem-estar de crianças que perderam suas famílais, lares e escolas.

A atriz fez um discurso a locais, dizendo que da próxima vez que voltar ao Iraque gostaria de vê-los em melhores condições, e ainda acrescentou que a ONU e os Estados Unidos estão oferecendo esta ajuda, não porque eles sejam pobres, mas sim, por eles serem o futuro do Iraque. Confira, logo acima, uma parte da entrevista que ela concedeu a CNN.

p.s. E por falar em Boa Vontade. Não deixem de assistir a peça A Alma boa de Setsuan, com Denise Fraga, em cartaz no Teatro dos 4, na Gávea, Rio de Janeiro. A peça ambientada na China é uma reflexão sobre a bondade. Viu só?! Como disse a bela: Esse é o momento!

Noites de Quinta: É para dançar.

quinta-feira, 23 de julho de 2009





Assumir nossas responsabilidades pela preservação do planeta não precisa ser algo chato e entediante. Em Rotterdam, na Holanda já funciona desde 2007 a primeira casa noturna do mundo que transforma em eletricidade a movimentação dos clubbers.

No Sustainable Dance Club, enquanto os frequentadores curtem um 'rebolation', a energia dos movimentos é captada por sensores espalhados sob a área da pista. A Enviu é a organização responsável por esse projeto e muitos outros que agem no sentido do desenvolvimento sustentável. Eles estão sempre em busca de soluções inovadoras para problemas socioambientais que incorporem princípios do mundo dos negócios, que sejam replicáveis e que representem um desafio para jovens empreendedores.

Não precisava dizer que o clube é um sucesso, mas só para se ter uma ideia: A próxima casa será inaugurada em Xangai, na China. O Sustainable Dance Club é um projeto que soube unir diversão e responsabilidade ecológica na melhor onda do Party, People and Planet!

Consumo: A História das Coisas (documentário)

quarta-feira, 22 de julho de 2009


É como postamos aqui ontem. Cada vez mais, os consumidores tornam-se conscientes de seu importante papel na luta pela preservação do planeta.

Nos Estados Unidos, em 2007, foi lançado o documentário A História das Coisas ( The Story of Stuff, no original). O filme (que já atraiu mais de 6 milhões de espectadores!) visa proporcionar às pessoas a chance de repensar os padrões impostos pela vida moderna. Com atenção à toda cadeia de valor, a apresentadora Annie Leonard destaca os impactos do sistema de extração de matéria-prima, produção, distribuição, consumo e destinação final. Ela ainda faz um alerta às mães, dizendo que apesar do leite materno ser a melhor opção para os recém-nascidos, em muitos casos, o leite apresenta elevados níveis de toxicidade, devido ao consumo desenfreado das próprias mães de substâncias que fazem mal ao organismo.

Com pouco mais de 20 minutos, o documentário é considerado um sucesso. Graças aos avanços da comunicação e da internet (i.e. sites, blogs e redes sociais), o número de pessoas interessadas em discutir padrões de vida mais ligados à sustentabilidade, saude e felicidade só tende a aumentar. Nessa onda de consumo verde, iniciativas criativas e inovadoras como essa servem para despertar em crianças e jovens a consciência necessária à construção de um futuro mais justo e equilibrado para o indivíduo e para o Meio-Ambiente.

Confira o vídeo (em inglês) disponível logo acima.

Trash Track: Para onde vai o seu lixo.

terça-feira, 21 de julho de 2009


Essa história de consumo consciente tem dado o que falar. Tanto que a cada dia que passa surgem sempre novas estórias, produtos, serviços e hábitos dispostos a mudar a rotina do planeta.

Sendo Nova York, a cidade que não para. Muitas novidades vindas da Big Apple prometem revolucionar o mercado e o consumo. Veja você: o Massachussets Institute Technology (MIT) anunciou o lançamento de um projeto chamado Trash Track, cujo objetivo é rastrear o caminho percorrido pelos resíduos gerados por um determinado grupo de pesquisadores do Instituto. O monitoramento do lixo urbano das cidades de Nova York e Seatle acontecerá por meio de tags eletrônicas que revelará a viagem do que é descartado pelos cidadãos.

A experiência em tempo real do projeto poderá ser acompanhada a partir de setembro de 2009, através do blog http://www.trashtrack.info/ criado especialmente para isso. Segundo o sócio-diretor do laboratório, Assaf Biderman, o projeto de monitoramento e rastreamento do lixo urbano pode se tornar um estimulo ao consumo consciente, fazendo com que as pessoas reflitam sobre o que consomem e como esse consumo pode afetar o mundo.

Equilíbrio: o sonho que move... (Dia do Amigo)

segunda-feira, 20 de julho de 2009


A busca pelo equilíbrio não é nada fácil. Porém, para os praticantes da escola de Hatha Yoga, o caminho é árduo, mas não impossível. Ha significa Sol e Tha, Lua. O equilíbrio entre as forças solar e lunar (princípios masculino e feminino presente, segundo a filosofia vedantica, em todos os seres) é o objetivo principal dessa prática.

A metodologia dessa Yoga considerada pós-clássica é baseada no fortalecimento físico. Seus praticantes acreditam que o corpo deve estar bem trabalhado e preparado para suportar a força e o peso da elevação espiritual. Dá muita importância à prática das purificações (shat karma), mas também leva em conta seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial (kundaliní), técnicas de percepção do som supersutil interior (nada), a absorção final da atenção na realidade transcendental (laya) e a iluminação (samádhi).

Sir Krishnamacharya considerado o pai da Yoga Moderna foi mestre dos mais influentes professores de yoga da atualidade. O ressurgimento do yoga na Índia deve muito a seus inúmeros tours de demonstração e palestras durante os anos 30 e a seus quatro discípulos mais famosos - Pattabhi Jois, BKS Iyengar, Indra Devi e seu filho, TKV Desikashar - que contribuíram enormemente para popularizar o yoga no Ocidente. Ótimo para quem busca condicionamento físico, quem avisa amigo é.

By the way: Feliz Dia do Amigo!

Consumo: Alanis, Jeans, MTv e The Killers

sexta-feira, 17 de julho de 2009


A cantora canadense Alanis Morissette e o ator norte-americano Woody Harrelson em breve estrelam campanha para a marca rEco Jeans. A novidade é que o jeans da marca é reciclado e apresenta em sua composição 300% a mais de fibras de jeans reciclado do que apresentam as marcas concorrentes. Um processo ainda único em termos de escopo, segundo assessoria de imprensa da grife.

Tudo isso porque a fibra do jeans quando reciclada perde resistência, tornando as peças mais suscetíveis a rasgos quando vestimos. Porém, as peças da rEco devido a esse processo único possuem durabilidade garantida. Afinal de contas, a questão do tempo é muito importante quando o assunto é sustentabilidade.

Está rolando na MTv o novo vídeo da música Goodnight, Travel Well, com participação do trio indie norte-americano The Killers. Uma parceria entre o UNICEF, a MTv e a Agência Norte Americana para Desenvolvimento. O clipe é o segundo de uma série de três. O primeiro, All I need, lançado ano passado contou com a participação da banda de rock Radiohead. A série de vídeos visa combater o tráfico de menores e a exploração sexual infantil ao redor do mundo, principalmente entre os jovens.

Copa 2014: +Fashion+Rei+Verde

quinta-feira, 16 de julho de 2009


A história desse empreendedor verde merece destaque. O nome dele é Thái Quang Nghiã, nascido no Vietnã, foi resgatado pela Petrobrás em mar aberto, após fugir de um campo de trabalho forçado onde cumpria pena como prisioneiro político devido insatisfação com o regime comunista, no final dos anos 70.

Quando desembarcou no Rio de Janeiro, não imaginava que 30 anos depois seria dono de uma das marcas que mais sabe aplicar a reciclagem de resíduos. A Goóc produz sandálias feitas a partir de pneu reciclado, as SPR. Hoje já possui três fábricas pelo país, mais de 280 funcionários, além de oferecer aos clientes um produto que vai levar mais de 700 anos para se decompor. E para aqueles interessados em trocar as sandálias desgastadas, basta levar o par antigo a uma das lojas para ganhar um desconto de R$ 5,00 na compra das novas.

A meta da empresa é atingir a marca de 20 milhões de pares vendidos até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. Para isso, o vietnamita pediu uma ajudinha ao nosso rei do futebol Pelé. Assim, a sustentabilidade ganha mais um reforço na campanha pela preservação do planeta. Olha a onda....

Blackle: Use o computador de maneira mais eficiente

quarta-feira, 15 de julho de 2009


Há um tempo atrás, foi publicado nos EUA, um controverso relatório que dizia que apenas duas buscas no Google emitiam mais dioxido de carbono (CO2) do que uma chaleira com água fervente para duas xícaras de chá. Algo em torno de 7g de CO2. O Google contestou o estudo e apresentou uma taxa de 0.2g de CO2 emitida por busca.

Num mercado em que mais de 200 milhões de buscas são feitas por dia, como o norte-americano, a taxa de 0.2g não é tão agressiva, segundo especialistas. E pensando em ajudar, o Google lançou uma espécie de cartilha para que usuários de PCs de todos os lugares possam utilizar o computador de maneira mais ecoeficiente. Take a note:

1. A mensagem é simples. Desligue totalmente o computador no fim do dia. Não o deixe em standby.

2. Mantenha e Recicle. Troque seu pc antigo por um mais moderno, apenas quando for extremamente necessário. E ao descartá-lo, faça de maneira correta: Doe, venda ou encaminhe a um centro de reciclagem especializado em lixo eletrônico.

3. Os ecológicos norte-americanos não 'Google(m)' mais. Quem se preocupa e age em defesa do planeta, Blackle, o novo sistema de busca, parceiro do Google e disponível apenas nos EUA, que apresenta uma tela de fundo preta. Ainda segundo pesquisas, uma página de web toda branca utiliza 74 watts quando exibida, enquanto uma toda preta, apenas 54 watts. Confira, http://www.blackle.com/

No ponto G(8): Na velocidade do mais lento

terça-feira, 14 de julho de 2009


O fim do encontro do G8 - o grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia - na semana passada em Áquila, Itália evidenciou uma das facetas mais frágeis do grupo nesses últimos tempos: a crise de identidade por qual vem passando e questionamentos sobre sua relevância para tratar dos grandes temas internacionais.

Para muitos, o G8 vem perdendo relevância porque, hoje, não seria mais possível discutir grandes temas como a economia mundial, a questão do aquecimento global, o combate à pobreza ou o comércio internacional, sem a participação dos grandes países em desenvolvimento, como Brasil, China, Índia, México e África do Sul, o G5. O que não deixa de ser uma verdade, todavia a participação desse grupo na reunião também não garantiu nenhuma solução efetiva aos problemas enfrentados, principalmente na questão do aquecimento global.

Para o Presidente da Foundation on Economic Trends Jeremy Rifkin, o resultado do G8 foi um acordo ridículo que não salvará o planeta. Ainda segundo ele, para atingir de maneira mais fácil um entendimento decidiram ir na velocidade do mais lento. Em tempos, o acordo firmado foi de qua temperatura do planeta não deve aumentar mais do que 2 graus e a concentração de gás carbônico na atmosfera não deve ultrapassar as 400-450 partes por milhão. Porém, com concentrações nesses níveis em tempos anteriores, segundos pesquisas, o efeito da elevação de temperatura foi de 6 graus, e não dois. Ciao, bella!

Equilíbrio: o sonho que move....(Jesus, me abana!)

segunda-feira, 13 de julho de 2009


Para começar a semana cheio(a) de gás, nada melhor do que a prática de um bom exercício. Correr, nadar, pedalar, toda atividade aeróbica é bem-vinda. Não só apenas para manter o peso ideal, mas também e principalmente, para oxigenar células do corpo, do sangue e do cérebro. E tudo fica ainda muito melhor quando aproveitamos para desenvolver também a concentração e, claro, nossa espiritualidade.

Essa foi a intenção do filósofo e gramático hindu Patãnjali, responsável pela compilação de aforismos da escola Ashtanga Yoga, com forte influência budista, considerada por muitos a mais clássica de todas elas. Para Patãnjali, o homem comum para sublimar do material ao êxtase deve conquistar 8 angas ou membros durante sua vida. São eles: Disciplina, Autocontrole, postura, controle da respiração, recolhimento dos sentidos, concentração, meditação e êxtase. Sua contribuição ao campo da filosofia hindu foi sem dúvida uma das mais importantes, devido ao pragmatismo de sua teoria. Tudo isso aconteceu por volta do ano II d.C e faz a cabeça de muita gente até hoje.

A diva do mundo pop Madonna foi uma (entre tantos) que se rendeu aos encantos da disciplina de Pantãnjali na virada desse último século. A forma física da cantora agradou tanto que ela acabou por incluir yoga em todos os seus shows... (Se bem que as más linguas andam dizendo por aí que ela abandonou a prática, porém esse lance de celebridade, sabe como é...). Pelo sim ou pelo não: Ashtanga Yoga é uma prática marcante (que você deveria experimentar!).

Irmãos Campana: Embaixadores do Brasil

sexta-feira, 10 de julho de 2009


Não tem para o Ronaldo no Corinthians, nem para o rei Roberto Carlos no maracanã. Quem há algum tempo já faz bastante sucesso aos olhos dos estrangeiros é a dupla de designers Humberto e Fernando Campana e a brasileiríssima obra de repensar a vida, através do reaproveitamento de materiais e descobertas de novos significados.

A grife francesa Lacoste encomendou uma tiragem limitada de pólo aos dois, como parte da série Holiday Collectors Series, uma releitura da clássica camisa, feita por diversos designers. O trabalho dos Irmãos Campana para Lacoste foi feito em parceria com a CoopaRoca, a cooperativa de costureiras e artesãs instalada na favela da Rocinha, Rio de Janeiro que tem por objetivo estimular e desenvolver a inclusão social das mulheres da comunidade.

Outra novidade é que o trabalho da dupla ganhou uma exposição central no Vitra Design Museum, em Weil, Rhein, Alemanha. A admiração dos europeus é tamanha que eles já são considerados os embaixadores do Brasil. Totalmente em sintonia com as práticas da sustentabilidade, Humberto e Fernando creditam parte de seu sucesso à ausência do medo de mostrar em seus trabalhos o que eles chamam de realidade brasileira. Somos Fã!

Naomi Campbell, a Feia

quinta-feira, 9 de julho de 2009


A intenção desse espaço é sempre celebrar pessoas e projetos que realmente façam a diferença e estimulem de alguma forma o consumo consciente. Mas quando surgem fatos contrários, o Blog(green) não pode omitir. Afinal de contas ser consciente (para nós!) é estar em sintonia com as demandas e oportunidades do planeta. Então, perceba como o mundo gira e, às vezes, nem sempre para melhor.

A Top model inglesa Naomi Campbell é a mais nova (ou nem tanto) garota propaganda de Dennis Basso. Até aí nenhuma novidade, se ele não fosse um designer de peles. O mais engraçado é que nos idos anos 90, Ms. Campbell estrelou uma campanha para o PETA, a organização defensora dos animais. E quando perguntada sobre o porquê dessa decisão, ela prontamente respondeu que adora usar peles e que vai continuar usando.

É muito triste quando notamos em certas pessoas um retrocesso; principalmente quando essa pessoa tem um poder de projeção tão grande e que poderia ser melhor utilizado. Bad Naomi, very bad!

Índice Planeta Feliz: New Economics Foundation

quarta-feira, 8 de julho de 2009


A América Latina é, liderada pela Costa Rica, a região mais feliz e ecológica do mundo, segundo o Relatório Planeta Feliz, elaborado pela organização The New Economics Foundation.

O Índice Planeta Feliz - Porque uma boa vida não precisa custar o planeta - combina medições de expectativa de vida, felicidade e pegada ecológica para avaliar a sustentabilidade do crescimento em 143 países. E a Costa Rica foi o país que obteve as melhores notas. O Brasil apareceu em 9° lugar, logo atrás de Cuba e El Salvador. O segredo da Costa Rica é que o país conseguiu misturar um belo interior e uma grande diversidade de espécies. E além de 99% da energia produzida vir de fontes renováveis, eles estão muito perto de alcançar o ponto de equilíbrio entre o que consomem e os recursos naturais disponíveis.

Ao contrário do que muitos pensam, países considerados de primeiro mundo só surgem na lista a partir da 40° posição (Holanda). Este índice tem por objetivo servir como "um guia de eficiência" para mudar o conceito dos países poderosos sobre o que realmente é melhorar as condições de vida dos cidadãos e sobre as consequências das mudanças climáticas, derivadas de um modelo econômico insustentável.

Freeze Dry: Morbidez Verde

terça-feira, 7 de julho de 2009


A morte do astro Michael Jackson deixou muita gente triste. Mas o que realmente tem chocado as pessoas é a curiosidade mórbida dos próprios fãs. Ao longo de uma semana, MJ bateu novo recorde de vendas (dessa vez pela internet), suas músicas voltaram a figurar nos Top Lists das principais cidades e os ingressos para o velório dele (que ainda não aconteceu!) estão sendo vendidos por US$ 10.000,00. Tudo bem que rei que é rei nunca perde a majestade; mas vá lá... esse corpo precisa descansar em paz e de vez.

E para aqueles preocupados em passar dessa para melhor de maneira mais sustentável, já existe nos EUA, o Memorial Ecosystem, um cemitério verde totalmente alinhado às exigências do planeta. Apesar de não haver consenso sobre qual forma de morrer é a mais ecológica, esse cemitério evita o desperdício de recursos, não utiliza substâncias tóxicas e opta por materiais biodegradáveis sem risco de extinção e protege áreas.

Outra novidade mórbida disponível apenas na Suécia é o Freeze-Dry, um método de congelamento e desidratação que ocorre em 4 etapas. Confira, mas vou logo avisando: Não é para se animar!

1. Congelamento, O primeiro passo é mergulhar o corpo em nitrogênio líquido, a -196 ˚C. Além de congelar, ambos se tornam extremamente quebradiços.
2. Quebra-Tudo, O cadáver congelado é colocado para vibrar em uma esteira. Bastam alguns minutos para que tudo se estilhasse e vire pó. Equipamentos filtram água e um ímã retira qualquer metal proveniente de próteses ou obturações.
3. Empacotado, O pó resultante (20 kg a partir de um corpo de 80 kg, por exemplo) é colocado em uma caixa de amido de batata ou milho e enterrado em um túmulo raso.
4. Reciclagem, Planta-se uma árvore em cima da caixa para que ela aproveite seus nutrientes. Dentro de 6 meses a 1 ano, os restos desaparecem.

Equilíbrio: O sonho que move...(Yoga)

segunda-feira, 6 de julho de 2009


Saude, equilíbrio e harmonia na vida pessoal e profissional são os maiores sonhos dos alto-executivos brasileiros, foi o que revelou a pesquisa feita pela parceria entre HSM & Empreenda que buscou retratar aquilo que move os líderes do país.

Por isso, a sugestão de hoje é: Pratique Yoga. E para deixá-los mais informado, as segundas de julho serão dedicadas aos diversos tipos de prática existentes. Para começar, Kundalini Yoga. Essa prática, durante muito tempo, foi considerada secreta. E só em 1969, ela chegou ao Ocidente através dos ensinamentos do Mahan Tântrico, Yogi Bhajan, que fundou a 3HO - Healthy, Happy, Holy Organization - uma fundação que se dedica ao Kundalini Yoga, nutrição, educação, arte, dança e disciplinas espirituais. Muito popular na Europa, principalmente Itália e Alemanha, nos EUA, Canadá, África e Ásia.

O Kundalini Yoga estimula o crescimento individual através de técnicas que fortalecem o sistema nervoso, o sistema glandular e o sistema imunológico, visando ao aumento da estabilidade e da vitalidade. É um potente e efetivo sistema de auto transformação e desenvolvimento pessoal. Por essa razão Kundalini Yoga também é chamado o Yoga da Consciência e/ou Experiência.

FLIP 2009: Para criançada!

sexta-feira, 3 de julho de 2009


Para fechar a semana com chave de ouro, duas indicações de leitura, ambas com temática ambiental, direto da FLIP 2009, especialmente para os pimpolhos. São elas:

1. Rock Curupira que conta a história de Paula, uma adolescente de quase dois metros de altura! Roqueira de carteirinha, ela já comprou os ingressos para o show da nova banda de rock do momento: Os curupiras. Até aí, nada demais. Depois do show, Paula vai falar com os integrantes da banda e acaba por descobrir que eles são curupiras! Isso mesmo, aqueles duendes de pés para trás do folclore! E que estão planejando travar uma guerra contra os pés-para-frente, ou seja, os humanos! Muita confusão e surpresa vão definir essa guerra fantástica, contada por Tiago de Melo Andrade, e o destino da raça humana.

2. O Menino e o Tempo, de Bia Hetzel, onde uma criança, uma pedra e um rio - representam respectivamente o sujeito, o espaço e o tempo - são os protagonistas da trama. A autora utiliza-se da poesia para explicar questões filosóficas e reflexivas para os pequenos. Para Bia, quando filosofia e ciência são ensinadas juntas, os ganhos são muito maiores, pois já percebemos que em vez de fazer um planeta melhor para nossos filhos e netos, ganhamos mais se fizermos melhores filhos e netos para o planeta.

Boa Leitura! As duas publicações concordam que a educação é o melhor instrumento para despertar a consciência ecológica.

FLIP 2009: Por um Brasil Literário

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Em tempos de mudanças climáticas e preservação da Floresta Amazônia, eis que surge o Kindle, um leitor digital que promete revolucionar o mercado de editoras. Com toda certeza, as árvores agradecem e por falar em livros: a cada ano, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) atrai mais olhares, daí...

Uma das atrações mais aguardadas é o biólogo Richard Dawkins, que promete levar ao palco uma das discussões mais quentes do século XXI: razão versus. Defensor feroz do ateísmo e da importância das ideias evolucionistas de Darwin, Sr. Dawkins atribui muito do 'mal do mundo' à ignorância da população que, em geral, nada sabe sobre evolução. Polêmico! Se tiver mais interesse, leia o livro "Deus, um Delírio", do próprio Dawkins.

Em paralelo, numa espécie de circuito off, já que a Tenda dos Autores só comporta 550 pessoas, o Instituto C&A, a Associação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Instituto Ecofuturo e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) promovem, hoje, debate sobre a importância da leitura literária e políticas de promoção da leitura. O debate será orientado pelas seguintes questões: é possível transformar o Brasil em um país de leitores? O que entendemos por um país de leitores e o que esperamos dele? Como fazer para que as ações existentes de promoção da leitura possam convergir para uma atuação conjunta na construção de um país leitor? +++Informações: http://www.brasiliterario.org.br/

Lixo Eletrônico: PCs, Baterias e CDs (o que fazer?)

quarta-feira, 1 de julho de 2009


Os problemas com o lixo nunca acabam. E a tendência é que aumentem cada vez mais. Não só pelo crescimento natural da população, mas também devido a ineficiência de nossos processos de reciclagem. Correto??

Para Universidade de São Paulo (USP) e suas unidades administrativas, não mais. Aquela dúvida sobre o que fazer com a bateria do celular que pifou, o modelo desatualizado do PC e os infinitos CDs e DVDs perdidos durante o processo de gravação já não existe mais. Será inaugurado em agosto próximo, o primeiro Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico criado por um órgão público. Parceria entre o Centro de Computação Eletrônica da USP e o Massachusetts Institute Technology (MIT). O local fará a separação de todos os componentes e encaminhará o material para empresas que trabalham especificamente com cada um deles.

Num país onde há poucas iniciativas como essa, o fato é de se comemorar. Mais ainda quando temos em mente que o Brasil tem atualmente em funcionamento 50 milhões de computadores e que esse número poderá ultrapassar a casa dos 100 milhões por volta de 2012. Inicialmente o Centro de Descarte atenderá apenas a USP e suas dependências administrativas, mas a partir de 2010, será aberto a toda população. Estima-se o recolhimento de 500 computadores por mês.

Para quem não tem as habilidades e o talento do artista plástico Vik Muniz, o Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico é de longe a melhor opção.

Categories