Sporty Magazine official website | Members area : Register | Sign in

topads

SlideShow

slide

Category box 3

Sacola Plástica: Taxar ou Baní-la?

terça-feira, 29 de junho de 2010

A questão do uso de sacolas plásticas tem causado alvoroço. No Rio, faltando pouco mais de dois meses para a lei que proibe a distribuição por super e hiper mercados de uma das maiores inimigas do planeta, surge o pedido de um deputado para (graças a nossa burocracia) que a lei seja votada em plebiscito pela população. Em sua alegação, a falta de hábito da população em utilizar sacolas retornáveis e o interesse de parte do empresariado que lucra com a fabricação e o comércio das sacolinhas.

Em Washington, EUA, por exemplo a aplicação de taxas ao uso das sacolas plásticas reduziu o consumo de 22 para 3 milhões, em um mês. E você: o que acha dessa mudança?

Submarino que funciona a pedaladas: Scubster



A invenção é francesa, o pequeno submarino Scubster é feito de fibras de carbono e acabou de passar pela sua primeira bateria de testes, chegando atingir até 10 km/h.

Seus inventores Minh-Lôc e Stéphane Rousson pretendem participar da Corrida Internacional de Submarino 2011, em Maryland, nos Estados Unidos. Ele funciona com pedais de bicicleta que, impulsionados, movimentam as lâminas laterais.

Menu à La Eclipse: da Saga Crepúsculo

Uma pequena rede de cinemas nos EUA no embalo do lançamento de Eclipse, o novo filme da saga-sensação vampiresca Crepúsculo, lançou um serviço cheio de classe para agradar os fãs de Bella (Kristen Stewart), Edward (Robert Pattinson) e Jacob (Taylor Lautner).

Enquanto assistem ao filme, aqueles que se dispuseram a pagar alguns dólares a mais poderão degustar um menu especialmente preparado para aqueles que não podem (ou querem) alimentar-se de outros animais: os vegetarianos. A escolha se dá entre dois pratos: uma massa com queijos e o outro, com tomates e aspargos; além das sobremesas especiais como o brownie do Jacob Matador ou o brownie Beijos Gélidos do Edward. Adivinha quem saiu na frente com mais de 950 pré-vendas até hoje pela manhã?

Leitura: Bicicleta, a cara do Rio

domingo, 27 de junho de 2010


Nas livrarias, à partir de julho, O livro "Bicicleta: a cara do Rio (Ed. Alpha, 270 pág, R$ 90) fala da tendência mundial do uso da 'magrela' como transporte e de como ela pode melhorar a vida das pessoas nos grandes centros. Com informações úteis, mapas e a história da bicicleta, o trabalho é fruto de uma parceria entre o ex-secretário de Transportes do Rio Julio Lopes e os presidentes da ONG Transporte Ativo, José Lobo, e da Federação de Ciclismo do Rio, Claudio Santos. Na foto, a premiada (Idea Brasil 2009) bicicleta fabricada em laminado de bambu orgânico, feita para se adequar ao desenvolvimento natural da criança, da Fibra Design.

Saramago: Um ídolo!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O português José Saramago, que morreu na semana passada, era uma figura controversa. Comunista assumido, o único ganhador do prêmio Nobel de literatura de língua portuguesa - até hoje - assim como qualquer pessoa que assume posições claras, tal qual seu jeito de escrever - criou simpatizantes e não-simpatizantes. Pois, nego-me a dizer que alguém não goste por completo de Saramago. Se não dele; sim, para suas obras. Se bem que O Evangelho Segundo Jesus Cristo - no qual retratou Jesus como filho de José e não, de Deus - causou tanta polêmica que resultou em sua mudança de sua terra natal para as Ilhas Canárias, na Espanha.

Com sua morte, as vendas dos seus livros já aumentaram, principalmente em Portugal e, hoje, trago um trecho de um pensamento de um dos meus escritores favoritos. O texto foi escrito para o Forum Social Mundial e fala da morte da Justiça num daqueles lugares só imaginados pelo autor. Leia na integra ==> http://migre.me/RLNX

"Que fazer? Da literatura à ecologia, da fuga das galáxias ao efeito de estufa, do tratamento do lixo às congestões do tráfego, tudo se discute neste nosso mundo. Mas o sistema democrático, como se de um dado definitivamente adquirido se tratasse, intocável por natureza até à consumação dos séculos, esse não se discute. Ora, se não estou em erro, se não sou incapaz de somar dois e dois, então, entre tantas outras discussões necessárias ou indispensáveis, é urgente, antes que se nos torne demasiado tarde, promover um debate mundial sobre a democracia e as causas da sua decadência, sobre a intervenção dos cidadãos na vida política e social, sobre as relações entre os Estados e o poder económico e financeiro mundial, sobre aquilo que afirma e aquilo que nega a democracia, sobre o direito à felicidade e a uma existência digna, sobre as misérias e as esperanças da humanidade, ou, falando com menos retórica, dos simples seres humanos que a compõem, um por um e todos juntos. Não há pior engano do que o daquele que a si mesmo se engana. E assim é que estamos vivendo." (José Saramago) (1922 + 2010)

Argentina: Muito mais do que Maradona e Messi (Salvation Army)

quarta-feira, 23 de junho de 2010


O braço hermano da organização não-governamental Exército da Salvação convocou um time de top designers argentinos para transformar parte dos donativos que recebe em uma coleção digna de final de campeonato. Nomes como: 12-Na's, Tramando e Ramirez usaram e abusaram das toneladas de roupas disponíveis que encontraram nos armazéns da ONG. Cortes, recortes e estruturas enviesadas ditaram texturas e padronagens. Carpetes se transformaram em ponchos e luvas, em golas. Criatividade em campo não faltou: não é só de Maradona e Messi que vive o país da seleção mais comentada, em tempos de Copa. Na foto, a padronagem Andina. Mais informação sobre o projeto ==> www.sr-amor.com.ar.

Para Presidente Lula: Gringos devem ficar fora da questão de Belo Monte

terça-feira, 22 de junho de 2010

A construção da terceira maior hidrelétrica (Belo Monte) do planeta na região de Altamira, no Pará, continua dando o que falar.

Os protestos contra mais essa empreitada do governo brasileiro que já contam com o apoio do cantor Sting e do diretor do filme-sensação Avatar, James Cameron, dessa vez envolve a figura do presidente e a constante vigilância dos estrangeiros no assunto. Em recente declaração a um jornalista da TV Globo, Lula disse que os gringos devem manter-se fora dessa questão, pois a conservação da região é de responsabilidade do Brasil. Para alguns ambientalistas, no entanto, a construção da usina provocará um desequilíbrio ambiental e cultural muito grande, já que uma imensa área de floresta deverá ser destruída.

PUMA: Play for Life (COPA 2010)

Não é de hoje que a marca de sportlife PUMA investe em sustentabilidade. Seu programa PUMA SAFE tem apresentado resultados bastante satisfatórios nos últimos 10 anos que já se encontra até em fase de expansão. A parceria com o designer Yves Béhar e o novo formato das caixas de sapato são provas incontestáveis dessa postura cada vez mais eco-consciente.

Para a Copa do Mundo 2010, em parceria com a UNEP, a PUMA produziu kits inspirados nos 4 times africanos que patrocina no campeonato. Costa do Marfim, Camarões, África do Sul e Argélia, junto ao sol e céu do continente africano estão nos uniformes e em pulseiras que também estão sendo vendidas para arrecadar fundos que serão doados a um projeto social escolhido por nós, através de voto pelo Facebook. Quer votar?==> http://migre.me/RkT6

Rio de Janeiro: 2016 e Marco Olímpico

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O que mais me impressiona em períodos de mega eventos como o mundial de futebol e os jogos olímpicos não são apenas suas dimensões, mas, e principalmente, a disposição de governos das cidades-sede futuras para superar os atuais. O Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas em 2016 e as ideias megas (ou não) já andam fervilhando em cabeças criativas por aí.

A Organização das Nações Unidas lançou um concurso para que escritórios de arquitetura de todo o planeta expressassem (com funcionalidade) como uma cidade tão marcante quanto o Rio de Janeiro poderia se re-inventar numa era pós-dependência de petróleo. O escritório suíço RAFAA apresentou um projeto conceitual para um marco-olímpico carioca. A localização na ilha da Cotonduba - perto do Leme - privilegiará os visitantes que chegarem por terra ou mar. Proporcionando uma vista panorâmica (360°), toda torre - à 105 metros acima do nível do mar - será alimentada por energia solar e (+++) levará a água do mar ao topo de onde os visitantes poderão (além da vista) desfrutar da visão da cascata sob os pés. Tudo isso vai abrigar um anfiteatro, cafeteria, algumas lojas, aulas de bungee jumping e espaços abertos ao público. E aí, gostou? Sustentável é.

EcoVisões: um diálogo entre Arte e Meio Ambiente

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Arte e Meio Ambiente sempre se relacionaram. Não é de hoje que ouvimos histórias de artistas sendo total ou parcialmente influenciados pelos meios que os envolvem, considerando não apenas os de estágio emocional, como também, os físicos.

Para muitos, as mudanças climáticas, como secas, queimadas, dilúvios, servem de fonte de inspiração para obras críticas, pensantes e, às vezes, pertubadoras. Mas foi à partir da década de 60's/70's (principalmente) é que essa corrente - meio ficção científica - ganhou força. Ultimamente, uma verdadeira onda retrospectiva desse tipo de arte vem marcando constante presença nas cidades em que arte e a biodiversidade importam.

Em Hamburg, a exposição "Climate capsules - Means of Surviving Disaster" (tradução livre: Capsulas Climáticas - Meios de sobreviver ao disastre) inaugurada recentemente reune os trabalhos mais bacanas (novos e consagrados) dessas últimas décadas em que o Meio Ambiente necessitou de ajuda. Na foto, a instalação Fuck for Future, de estudantes da Universidade de Arte, da cidade alemã.

África 2010: Incluindo Necessidades Especiais

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Todo mundo sabe que a África é um continente. Todo mundo sabe que nesse continente também convivem diversas etnias, populações, religiões, línguas e outras culturas mais. E que dessas culturas - assim como a nossa - também fazem parte pessoas com necessidades especiais.

Uma coleção comemorativa de selos foi colocada à venda na África do Sul para ajudar os deficientes visuais (e também turistas desavisados!). O 12º Idioma - nome da coleção - é em braile e cada selo estampa o desenho de uma mão, representando um sinal; e cada sinal desse indica uma rota distinta. A ideia é que assim milhões de pessoas possam utilizar essa forma de comunicação não-falada e não-escrita com taxistas locais para indicar aonde querem ir durante passeios por lá.

Categories