Sporty Magazine official website | Members area : Register | Sign in

topads

SlideShow

slide

Category box 3

Produtos Verdes: União Europeia, EUA e China

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Tá ficando bom e promete melhorar, pelo menos para as bandas (de lá!?). Um provável acordo entre a União Europeia, EUA e China assinala um aquecimento do mercado de produtos verdes. Se as negociações evoluirem, produtos chineses e verdes terão suas tarifas de importação eliminadas, tudo para que a China aceite um possível acordo sobre o clima global.

O comércio mundial por sua vez passaria a contar com mais turbinas eólicas, paineis solar, plásticos biodegradáveis e muitos outros gadgets ecológicos. Afinal, quando é para conjugar produzir, a China sai, na maior parte das vezes, ganhando. Brasil e India também foram chamados para participar dessa iniciativa, mas por questões estratégicas, preferem não participar.

Temem uma enxurrada de produtos chineses em suas economias. Talvez por não acreditarem na capacidade de inovação e criatividade de seus povos. Daí, só nos resta assistir à história (dos outros!?).

EcoSolidariedade: África & Brasil

terça-feira, 29 de setembro de 2009


Enquanto ainda não sabemos quem vai levar a melhor na disputada negociação dos submarinos, embaralhada pelo presidente Lula. Uma coisa parece já ser certa: Quando o assunto é Meio Ambiente, nós (o Brasil) transferimos tecnologia. E para a África.

Foi o que anunciou o ministro brasileiro do Meio Ambiente Carlos Minc ontem na 9ª Conferência sobre Desertificação das Nações Unidas (COP 9) que está acontecendo em Buenos Aires, Argentina. De lá, o ministro declarou que para controlar o desmatamento, preservar a água e desenvolver o etanol, a África poderá contar com a juda do Brasil.

Ainda não foi fechado nenhum acordo. Mas para ambos os lados essa parceria promete ser muita benéfica. Pois possibilitará uma maior aproximação entre os países, ao mesmo tempo que, permitirá o desenvolvimento de uma ação conjunta para redução da emissão de gases do efeito estufa.

Fala aí: Celular faz mal à saude?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009


Desde os primórdios do celular doméstico é que a gente ouve que não pode deixar o aparelhinho perto do microondas, no bolso perto do marcapasso e que até o seu uso excessivo pode provocar câncer devido a irradiação de radiofrequência.

Semana passada, o caderno Digital, do jornal O Globo, trouxe de volta essa discussão, ao publicar a existência de dois estudos elaborados por duas organizações de cientistas internacionais. Daí ficou o alerta: Celular traz risco a nossa saude. Foi divulgado inclusive uma relação em que aparelhos como o Blackberry figura como um dos mais perigosos, ou seja, um dos que mais emite RF.

Mas isso foi só até hoje, pois uma outra organização: a Mobile Manufacturers Forum (MMF), dessa vez ligada à indústria móvel, garantiu que os telefones celulares e as tecnologias sem fio são seguros e seus níveis de emissão de radiação estão longe de causar qualquer dano à saude. E que essas pesquisas não possuem credibilidade devido a falta de um modelo que comprove sua validade reconhecida internacionalmente.

Pelo sim ou pelo não. E pela nossa saude. O melhor é sempre evitar, principalmente as crianças, que, por serem mais novas, terão um relacionamento muito mais longo com o celular.

Dica da semana (com cheiro de pipoca!) Festival do Rio 2009

sexta-feira, 25 de setembro de 2009


O Festival do Rio começou ontem oficialmente e agita até o dia 08 de outubro uma parte da rede de cinemas na cidade maravilhosa.

Bom para todo mundo, principalmente com o tempinho frio que está fazendo. O blog da Vinivi não ia faltar e de imediato celebraremos a mostra (MEB) dedicada ao Meio Ambiente. São 8 documentários internacionais, cada qual olhando para determinados desafios impostos à sustentabilidade. Na produção norte-americana Roda da Fortuna, de Landon Van Soest, 2008, a história das famílias mostra como alguns projetos humanitários podem ter resultados negativos.

Outro que promete roubar nossa atenção é o documentário, também dos EUA: Petróleo bruto, de Joe Berlinger, 2009. Na Floresta Amazônica equatoriana, um grupo de 30 mil indígenas luta contra a gigante petrolífera Chevron, o caso trata do despejo de 18 bilhões de galões de detritos tóxicos de petróleo. Imperdível!

E o Mundo, fala de quê? Assembleia Geral da ONU

quinta-feira, 24 de setembro de 2009


Tivemos um pequeno probleminha ao publicar o post de ontem. No entanto (e graças aos ceus!), tudo já foi resolvido. Que bom seria se todos os problemas, principalmente os ambientais, fossem resolvidos assim: rapidinho, rapidinho.

Muitos são os assuntos em pauta: da estreia de Barack Obama no encontro à participação do Brasil no Conselho de Segurança. Mas o que promete causar frisson nas principais rodas de conversa é mesmo a questão das mudanças climáticas. Tudo porque, apesar das demonstrações, ninguém se comprometeu a estabelecer metas concretas de redução da emissão de gases do efeito estufa.

Para nossa surpresa: a China apresentou a modesta meta de 15%, enquanto todos os demais ainda não conseguiram definir dentro de seus próprios governos aquilo que deverá ser apresentado apenas em dezembro, no encontro do clima de Copenhague, Dinamarca.

22/09: No Dia Mundial Sem Carro

terça-feira, 22 de setembro de 2009


Tá bom. Vai dizer que essa estória não está divertida? No Dia Mundial Sem Carro, parece que muita gente resolveu colocar a disposição em benefício do planeta.

Aqui no Rio, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sergio Cabral deram o exemplo, percorrendo um pequeno trajeto de bicicleta dentro dos compromissos de suas agendas. Algumas notícias que chegam dizem que em alguns pontos da cidade o trânsito fluiu melhor. Confesso que minha sensibilidade não me permitiu essa observação. Ouvi muita gente dizendo que ficaria muito complicado deixar o carro em casa, principalmente quando se é obrigado a percorrer longas distâncias.

O movimento pelo dia sem carro foi iniciado na França em 1998. Hoje já acontece em mais de 1.400 cidades. Em Bogotá, na Colômbia, já virou até lei, com adesão de quase 100% da população.

Mas, me conta: Deixou o carro em casa?

Ontem, Hoje e muitos Amanhãs: Dia Mundial sem Carro

segunda-feira, 21 de setembro de 2009


A primavera chegou com chuva e logo quando a cidade do Rio de Janeiro aderiu ao evento mundial por um dia sem carro (22/09). Vamos combinar: sair pela manhã em dia de chuva e sem carro para fazer a feira, levar as crianças para escola e ir ao trabalho é sempre mais complicado. Não é?

Daí, que a gente sempre aproveita a oportunidade para refletir sobre o quanto um dia sem carro e com sol parece ser muito mais divertido. É: Quem sabe, no mais próximo dia ensolarado de primavera, a gente possa aproveitar mais um dia e sem carro? E por falar em datas: hoje é o Dia da Árvore (21/09) e amanhã também é o início oficial da primavera para o hemisfério sul.

Para o blog da Vinivi, tudo (ou quase tudo?!) são flores. Para aqueles que irão pedalar, o ensaio ontem foi show e vamos torcer para que São Pedro amanhã segure um pouco a chuva. Vai ser difícil, mas valerá por muitos amanhãs.

De última hora: GB, Embaixadora das Nações Unidas

domingo, 20 de setembro de 2009


Depois de demonstrar seu ativismo através do apoio às causas indígenas, o uso consciente da água, ser transformada em desenho animado e em breve, pedindo ajuda pela Mata Atlântica. A top model brasileira Gisele Bündchen foi nomeada Embaixadora da ONU para o programa de Meio Ambiente (PNUMA). E como tal fato não passaria despercebido, cá estamos em edição especialíssima, em pleno domingo.

A cerimônia aconteceu hoje no Parque Washington Square, no West Village, em Nova York, EUA. Grávida de seu primeiro filho, Gisele discursou sobre a importância de se combater as mudanças climáticas e a sustentabilidade do planeta para o futuro das próximas gerações. É isso aí, Gigi!

Aus Frankfurt: Salão do Automóvel e BMW

quinta-feira, 17 de setembro de 2009


Hallo! O salão do automóvel de Frankfurt, na Alemanha, continua sendo a 'menina dos olhos' para qualquer pessoa apaixonada por carros. Em sua 63ª edição, o evento apresentará 100 lançamentos entre esportivos e utilitários. E segundo o presidente da organização de automóveis alemã (VDA), Matthias Wissmann, todos os fabricantes participantes uniram-se em torno da mobilidade aliada à sustentabilidade.

Com o slogan: a vida gira em torno do automóvel, a feira desse ano é um terço menor do que a do ano passado - efeitos da crise. Destaque para alemã BMW listada no Índice Global Dow Jones de Sustentabilidade, pela 5ª vez consecutiva, como super líder do setor. Seus lançamentos 2009, entre outros, incluem: um utilitário híbrido, o BMW X6 Hybrid; e o BMW 320d Efficient Dynamics Edition (foto), que promete emitir apenas 109 g CO2/km.

O modelo inicialmente estará disponível apenas para os mercados da Alemanha, França, Espanha e Itália. Enquanto o preço: continua sendo o mesmo. (Para aqueles que podem pagar!) Tchüss!

Dia 19/09: A gente vai limpar o mundo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais uma campanha mundial com o apoio do Greenpeace. Criada pelo mergulhador Ian Kierman em 1989, o movimento Vamos limpar o Mundo (Clean Up the World, no original) nasceu da preocupação com a poluição acumulada na baia de Sidney, Austrália.

Com apoio da ONU, através do PNUMA, reservou-se o 19 de setembro para limpar o mundo. Por aqui, a campanha acontece desde 1993 e já mobilizou mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo. A meta do Clean Up 2009 Brasil é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis, aumentar o número de voluntários, e mobilizar a população a respeito dos crimes ambientais cometidos contra a natureza.

Para você ter uma ideia de onde ir, essas são apenas algumas sugestões: Praia da Barra da Tijuca: Quebra-mar caminhando até ao Quiosque do Pepê e Praia de Ipanema: Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila.

África 2010: De lá para cá!

terça-feira, 15 de setembro de 2009


Agora que a Índia ficou para trás, já avistamos o território africano no horizonte. Claro que a gente mal pode esperar pela Copa do Mundo de Futebol que acontece por lá (África do Sul) no ano que vem (2010). Mas enquanto isso, o blog da Vinivi vai trazer umas novidades e curiosidades verdes de lá para cá.

Do pombo mais rápido que a internet banda larga à propagação de celulares movidos à energia solar em áreas isoladas: a África é um continente. Mesmo depois do fim do apartheid, ainda é dividida entre África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental; e África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.

Dos 35 países mais pobres do mundo, pelo menos 21 são africanos. Administrar a questão da falta de água, alimentos e propagação da AIDS, agravados ainda mais pelas mudanças climáticas são os grandes desafios do continente. O campeonato de 2010 renova as esperanças com o legado em infraestrutura que permancerá após o evento, apesar dos investimentos concentrados na África do Sul, de Nelson Mandela. Daí, que a festa promete ser grande, inesquecível e (esperamos!) ecológica.

Tá na mesa: a Linhaça

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Já não é novidade os benefícios da ingestão da semente de linhaça. Mas nunca é demais lembrar: Em grãos, líquido (óleo) ou em farelo, esse alimento tem propriedades preventivas anticancerígenas e antioxidantes. É rico em Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9.

Estudos mostram que a linhaça é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue, auxilia na prevenção da obesidade, pois ela acelera o metabolismo. Além de auxiliar também o sistem digestivo e o funcionamento do intestino, o que deixa a pele mais bonita. Ela ainda reduz o colesterol e ameniza os efeitos da menopausa.

Já pensou em experimentar? Você só tem a ganhar!


Bienal do Livro: Rio de Janeiro, 2009

sexta-feira, 11 de setembro de 2009


Buscando uma forma de se divertir? Então vê se não vai perder a XIV Bienal do Livro, de 10 a 20 de setembro de 2009, no Riocentro, Rio de Janeiro.

É uma boa hora para quem quiser encontrar seus autores favoritos ou ainda descobrir novos amigos. O evento que sedia a maior festa da cultura, da literatura e da educação é uma ótima oportunidade para renovar nossos livros na estante. E para não perder a prática, aqui vai uma dica super-verde e, ainda, espiritual: O jornalista e apresentador André Trigueiro (do Cidades e Soluções, da Globonews) lança amanhã (12/09) seu novo livro Espiritismo e Ecologia.

Nele, o jornalista explica a relação entre a sustentabilidade e a espiritualidade, afirmando que em ambos os casos a equidade é o santo graal almejado. O lançamento acontece à partir das 18:30hs no auditório Euclides da Cunha, Pavilhão Azul, atrás do Café Literário. O livro, o primeiro editado pela FEB inteiramente em papel reciclado, ainda traz um minidicionário ambiental com 140 verbetes extremamente úteis para consultas e estudos.

P.S: Não deixe de levar aquele livro que você já leu e está esquecido no fundo do bau. É porque lá, você pode trocá-lo por outro, no maior clima de Reduce, Reuse and Recycle.

Um pouquinho mais de Sal (III)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009


Sem querer ser chato, mas insistindo na importância do debate e celebrando a retirada do caráter de urgência no pedido de votação dos novos atos regulatórios da camada Pré-Sal, precisei voltar ao assunto.

Do problema da doença holandesa (enxurada de dolares que acarretará no encarecimento das exportações) ao desaquecimento do setor industrial, passando por desentendimentos políticos, muita água vai rolar por baixo dessas plataformas de exploração. Disso, não temos dúvida. Mas o que não pode ser esquecido é que a liderança estratégica do país frente aos desafios do século XXI pode ser questionada, caso as ações não se adequem ao perfil de um futuro sustentável.

Acreditamos nos benefícios de um tesouro encontrado, mas não gostaríamos de assistir projetos de desenvolvimento e pesquisa em energia de fontes renováveis (como as hidrelétricas e o etanol) deixados em segundo plano. Torcemos para que as riquezas do Pré-Sal atinjam o maior número de pessoas e que o projeto de exploração não se torne apenas instrumento de monopólio político.

E o Pré-Sal? (Matriz Energética) II

quarta-feira, 9 de setembro de 2009


Você pode estar se perguntando: Por que falar em Pré-Sal, se os dividendos gerados pela exploração da área vão garantir ao Brasil benefícios nunca antes imaginados? Por que não tratar de assuntos mais graves como a emissão de gases do efeito estufa ou mesmo do desmatamento da Amazônia?

Talvez, como todos sabem: a questão energética brasileira não é um dos problemas mais graves do país, principalmente quando for capaz de gerar milhares de empregos e diminuir a desigualdade social. Pois bem: concordamos com isso também. Todavia, a questão do debate e envolvimento de todos é essencial no rumo de um desenvolvimento sustentável. Por isso, é extremamente importante que se chegue a um consenso sobre os recursos oriundos da exploração do petróleo, sempre com vistas no futuro das próximas gerações.

Dá uma olhada no vídeo do consultor em estratégias empresariais Ricardo Neves que aponta como tendência mundial o avanço da humanidade, no período de uma geração, na direção das energias renováveis. Pano para manga é o que não vai faltar!

Para saber mais++ http://migre.me/6Gpu

E o Pré-Sal? (Matriz Energética)

terça-feira, 8 de setembro de 2009


Está todo mundo sabendo ou pelo menos já ouviu falar das reservas de petróleo recém-descobertas na camada pré-sal brasileira. Pelas últimas reportagens publicadas, as reservas podem render até 50 bilhões de dólares com sua exploração pelos próximos 40 anos.


Diante de tamanha quantia, muita confusão já está garantida. Os governadores dos estados produtores, RJ, SP e Espirito Santo, que pela lei anterior possuem direito a 40% do rendimento (royalties), reclamam da intenção do governo federal em diminuir seus ganhos em benefício de outros estados não-produtores do ouro negro. Em trâmite no Congresso, em caráter de urgência, o presidente Lula e sua equipe esperam aprovar as novas regras de exploração do petróleo.


Numa medida apaziguadora, as novas regras criam um Fundo Social que, como uma espécie de poupança, servirá para fomentar projetos de educação, cultura, saude, meio ambiente e outros. Mas ambientalistas avisam: Matrizes energéticas apoiadas principalmente em carvão e petróleo tendem a perder valor ao longo do século XXI. Isso porque a discussão sobre as mudanças climáticas e a preservação do planeta tendem a se acirrar cada vez mais.

Vinivi: Dia agitado e algumas novidades...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009


Dia de faxina é sempre bastante trabalhoso. Quando a gente se dedica de verdade então, nem se fala! Mas ao final, quando tudo já está em seu devido lugar, na mais perfeita harmonia, bate aquele sentimento de orgulho e trabalho bem feito. Depois, é só convidar os amigos e aproveitar; porque mais adiante: será um novo momento!

Com o blog da Vinivi foi assim. E é com muito prazer que lhe apresento algumas novidades: Como pode ter percebido o tema corrente é a água. Recurso que merece toda nossa especial atenção. Pois: É alarmante que mais de 1 bilhão de pessoas (ONU) ainda não tenha acesso à água potável. E as previsões não são muito animadoras. Por isso fica o alerta! Em seguida, vem o espaço dedicado aos parceiros, anunciantes e colaboradores. No mundo da internet é assim: Compartilhando sempre cabe mais um! Nossas postagens seguem sua rotina editorial, tratando de muito verde e sustentabilidade no nosso dia-dia.

Outra novidade que também merece destaque é a maior interatividade que, além dos usuais videos, conta, agora, com um buscador para tornar suas pesquisas pelo blog e pela web muito mais fáceis. Também inauguramos um espaço que vai buscar a sua opinião. Apresentando, de quando em quando, uma nova enquete que visa exatamente nos aproximar.

É isso! Estamos de roupa nova. Ou melhor: de cara lavada! Bom Feriado!

Pelo Mundo: Derretendo o gelo!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009


Quem ainda não percebeu que mobilizações em prol do Meio Ambiente é uma tendência mundial só pode estar brincando. Uma de minhas maiores preocupações quando inciamos esse blog era não ter assunto. Mas em poucos dias, percebi que na verdade não teria tempo para escrever sobre tudo o que rola por aí.

O legal é que deu mais segurança. Afinal quanto mais opções, maior a probabilidade de acertos. Não é mesmo? Tanto que estamos aqui. O post de hoje trata dessas possibilidades que pessoas, empresas e organizações estão criando, cada vez mais, de forma criativa e iluminada. Mobilizações, batucadas, blogs, outras mídias, petições e cartas de compromisso: uma infinidade de convites à PARTICIPAÇÃO. E o melhor: é notável que cada vez mais e mais pessoas estão aderindo ao movimento. Apesar de muito ainda haver para ser feito.

As últimas a chamar nossa atenção pela leveza e mensagem são as exposições com estátuas de gelo que andam correndo o mundo por aí, em protestos contra o aquecimento global e para chamar atenção aos dias que antecedem à COP15. Ontem estiveram em Berlim, Alemanha com a assinatura da artista plástica brasileira Nele Azevedo (que já expôs por aqui) apoiada pela ONG WWF. E também em Pequim, China apoiada pelo Greenpeace e que não divulgou o nome do artista responsável pela exposição lá.

Não sabemos se foi proposital ou simples coincidência. Fato é que apesar de lindas, elas derreteram e desapareceram. Assim como pode acontecer com muitos lugares do planeta, se medidas concretas de preservação não forem adotadas.

COP 15: ...ainda pelo caminho.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bacana a iniciativa dos empresários em envolver-se abertamente com a redução de suas emissões de CO2. A publicação de um inventário indica que as empresas estão mais atentas ao controle de suas atividades, o que vai diminuir inclusive o desperdício.

Mas para você não ficar muito triste, sentindo-se um zero à esquerda no combate ao aquecimento global: A campanha mundial Tic Tac Tic Tac tem a medida certa para o seu ativismo. OnGs, empresas, instituições religiosas apoiam o abaixo-assinado que tem por objetivo recolher 6 milhões de assinaturas até 7 de dezembro, dia em que se inicia a 15ª Conferências das Partes (COP 15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O documento será entregue aos dirigentes reunidos no encontro, como forma de encorajá-los à tomar medidas concretas e eficientes. Entre elas:

- Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2º C em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa;

- Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo.

Só para lembrar: Representação é o que a sociedade civil espera de seus representantes. Então, não deixe de votar: http://www.tictactictac.org.br/

COP 15: Brasil e Carta Aberta

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como já sabemos, o calcanhar de Aquiles do Brasil, quando o assunto é crise ambiental, encontra-se no desmatamento da Amazônia. Com vistas ao encontro climático que acontecerá em dezembro em Copenhague, Dinamarca, uma Carta Aberta assinada por 22 empresários é o primeiro passo voluntário na direção de uma solução que reduzirá nossa pegada ecológica sem prejudicar nosso desenvolvimento.

Muito se fala em combater as mudanças climáticas, mas o que se percebe é que falta comprometimento no estabelecimento de metas. Para os países desenvolvidos, as metas já são essenciais; todavia, alguns países em desenvolvimento (como Brasil, India e China) ainda acreditam que merecem crescer sem freios. Com o pré-sal, o país terá suas emissões de gases do efeito estufa multiplicadas por 3, 4 ou até mais vezes. Por isso, o que pareceu ser consenso entre todos que participaram da reunião em São Paulo e que contou com a presença de integrantes do governo e representantes da sociedade civil: é que sem dúvida, as riquezas geradas à partir da exploração dessas áreas devam servir para mitigar os impactos no clima.

À partir de então, esses empresários comprometem-se a publicar anualmente o inventário das emissões de CO2 de suas empresas. Bom para todo mundo: Para o Brasil que ganha em liderança, para o empresariado que ganha confiança do consumidor e para a sociedade que ganhará muito mais com a preservação do planeta.

Categories